A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), sob a responsabilidade do Governo do Pará, realizou, na manhã de hoje, a distribuição de 2 mil ovos de Páscoa para crianças e famílias da Vila de Americano, localizada em Santa Izabel do Pará. A distribuição também ocorreu em Marituba e nas Usinas da Paz localizadas nos bairros da Cabanagem e Jurunas, em Belém.
A previsão é que, em 2026, as doações alcancem 5 mil unidades de ovos. A entrega começou na manhã de hoje na Vila de Americano. Duas equipes de agentes penitenciários do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) vasculharam as ruas da comunidade em busca das crianças que seriam presenteadas.
As contribuições começaram discretas, mas rapidamente a notícia se propagou e as crianças começaram a correr atrás dos ovos de Páscoa. Foram entregues 500 unidades, trazendo felicidade para famílias em situação de pobreza e crianças. Os sorrisos evidenciavam a alegria de quem foi agraciado com os presentes inesperados.
Durante a euforia, a gratidão sobressaiu para os pais que não tinham condições de comprar presentes para seus filhos, que viram na iniciativa da Seap a oportunidade de vê-los sendo agraciados, como ressaltou a moradora Ina Maria Alves Correa, mãe da pequena Pérola, de apenas dois anos.
Os agentes penitenciários envolvidos na ação social demonstraram grande satisfação e alegria em interagir com os residentes, apresentando à população uma perspectiva diferente do trabalho realizado pela secretaria. A entrega indica que a Seap está ao lado da população, e que seu trabalho ultrapassa a custódia de detentos, estando também presente no dia a dia da sociedade em situações como a atual.
Foto: Nucom / Seap