Foto: PC Carvalho
Por Andrea Santos – AID – Comunicação Social ALEPA
“Maria de Nazaré, Maria me cativou, fez mais forte a minha fé. Às vezes eu paro e fico a pensar e sem perceber, me vejo a pensar”. A tradicional canção de homenagem à Nossa Senhora de Nazaré foi cantada pelos integrantes do Coral da Comunidade Shalom, na abertura da Sessão Solene que homenageou os 300 anos da Diocese de Belém, realizada na manhã desta segunda-feira (30.09), no plenário Newton Miranda, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará. A Sessão foi de autoria da deputada Nilse Pinheiro, aprovada em Sessão Deliberativa por unanimidade.
Este ano a Arquidiocese de Belém festeja os 300 anos da Diocese de Belém. Esta é a 5° Diocese mais antiga do Brasil, criada em 1719 com o nome “Diocese de Santa Maria de Belém do Grão Pará”. Este é um grande momento para reforçar a importância da presença da igreja na vida da população amazônica.
A deputada professora Nilse Pinheiro, proponente da Sessão, disse que a homenagem é uma retribuição a diversos benefícios que a igreja católica, junto com a Diocese, realiza para a população do Pará. “São muitos os trabalhos que a Igreja, que a Diocese realiza. A Diocese de Belém está de parabéns, ela tem colaborado com excelentes projetos sociais para a comunidade”, comentou a parlamentar, umas das integrantes da bancada feminina da Alepa.
Segundo o Cônego Ronaldo de Souza Menezes, os deputados são expressivos aos trabalhos da igreja. “Essa Casa tem honrado com seus trabalhos, homenageando a Diocese, os cristãos que levaram grandes batalhas em prol do Pará, do povo. Nós, enquanto arquidiocese de Belém, nos orgulhamos da nossa história e agora agradecemos esta proposição. Esta é uma homenagem não apenas justa, mas linda. É um reconhecimento por tudo que a igreja tem feito nestes tempos, são 400 anos de presença na Amazônia e de 300 anos enquanto Diocese”, comentou ele.
“Somos muito agradecidos por este momento especial, é uma homenagem pela criação da Diocese de Belém, mas a evangelização aqui em Belém chegou há mais de 400 anos, quando vieram os missionários, surgindo então as primeiras missões jesuíticas, levando a palavra de Deus e trabalhando também o campo da educação e cultura. A igreja comandou por muito tempo essas áreas. A Igreja Católica tem um mérito muito grande no sentido de ter sido pioneira com a missão de evangelização. A Diocese de Belém é grata pela condecoração concedida, nossos agradecimentos à deputada professora Nilse Pinheiro, à está casa de leis”, disse o Don Irineu Roman, bispo auxiliar de Belém.
Durante a Sessão, Don Irineu Roman, arcebispo auxiliar de Belém, e o padre Odorico Raffin foram agraciados com a Ordem Mérito Cabanagem, instituída através da Lei nº 5.198/1984, que é destinada a homenagear pessoas que prestam relevantes serviços ao povo do Pará, contribuindo de forma direta para o engrandecimento do estado. O deputado Ângelo Ferrari também participou da Sessão.