Diálogos Amazônicos: vivência de ATER na agricultura familiar faz parte de “Roda de Diálogos”

Extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) participaram das plenárias da Roda de Diálogos abordando diversos temas sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), na Agricultura Familiar na Amazônia.

Contribuindo assim para o objetivo do evento, voltado ao debate de soluções, proteção e o desenvolvimento sustentável da região amazônica. As participações ocorreram dentro dos “Diálogos Amazônicos” realizado em Belém no período de 04 a 06 de agosto.

O painel “Inclusão socioprodutiva baseada em princípios agroecológicos para Agricultura Familiar e Povos e Comunidades Tradicionais no estado do Pará”, realizado no Hangar Centro de Convenções, na última sexta-feira (04), contou com a presença do supervisor da Emater no Marajó e sociólogo Alcir Borges.

Ele apresentou a experiência implementada no Regional da Emater-Pará no Marajó com o Manejo de Açaizais Nativos, com mínimo impacto na floresta. Ainda na sexta-feira, teve o encontro sobre “Os desafios e perspectivas da ATER, Inovação e Pesquisa na Amazônia”, promovido na sede da Embrapa Amazônia Oriental, no Auditório Conduru.

O engenheiro agrônomo da Emater, Kleber Perotes, falou sobre a funcionalidade da Unidade de ATER, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (UATERP) da Emater, que fica localizada dentro da Embrapa e assume um papel de condutora para demandas de pesquisa captadas pelos extensionistas junto às diferentes categorias da agricultura familiar atendidas pela Empresa.

Foto: Agência Pará