Na manhã desta terça-feira, 18, a Polícia Federal iniciou a operação VAR, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada em roubos de cargas e encomendas dos Correios.
Foi realizada a execução de 42 ordens de prisão e 49 de busca e apreensão nas cidades do Pará de Ananindeua, Belém, Benevides, Bragança, Capitão Poço, Castanhal, Marituba, Moju, Igarapé-Açu e Igarapé-Açu, além de Maracaçumé, no Maranhão.
Há 29 motoristas e ex-motoristas entre os detidos, contratados por empresas terceirizadas pelos Correios para rotas entre São Paulo/SP e Belém/PA e São Paulo/SP e Marabá/PA. As tentativas de roubo tinham como alvo principal dispositivos eletrônicos de alto valor, tais como telefones celulares, laptops, tablets e televisões.
As investigações desvendaram um sistema de recepção e distribuição de itens, resultando em buscas em seis estabelecimentos de eletrônicos, na interrupção das operações e na detenção preventiva dos responsáveis. Um deles foi detido em 2021 pelo mesmo delito e teve duas lojas interditadas pela Polícia Federal.
A denominação da operação, VAR (Video Assistant Referee, o árbitro de vídeo), deriva do jargão utilizado pelos participantes do esquema de roubo, que frequentemente se referiam ao delito utilizando expressões do futebol.
Foto: PF