Deputado exige “pulmão artificial” pelo SUS igual o que o ator Paulo Gustavo usou

Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados pelo deputado federal Francisco Jr (PSD-GO), quer que o SUS ofereça o mesmo tratamento caro usado por Paulo Gustavo. Trata-se da terapia por ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea), método para pacientes com covid-19 em estado grave, aplicado no ator Paulo Gustavo, que está internado com a doença há 42 dias, em um hospital no Rio de Janeiro.

Segundo o texto do deputado federal, todos os hospitais de campanha deverão ter ao menos um equipamento de ECMO para aplicação em pacientes que não responderem aos demais tratamentos. O projeto de lei é específico de que a escolha da terapia será de responsabilidade da equipe médico. Em casos de mais uma unidade hospitalar por estado, caberá ao gestor público a escolha de qual receberá o equipamento.

Na proposta, os gastos para a aquisição do tratamento, insumos e treinamento das equipes serão custeados pelo Fundo Nacional de Saúde. Em casos de desmobilização do hospital de campanha, o equipamento permanecerá ao estado. O problema é o alto custo da terapia por ECMO. Segundo a cardiologista Ludhmila Hajjar, o tratamento adotado por Paulo Gustavo custa R$ 30 mil por dia.

“Mormente tem sido utilizado em hospitais particulares, causando um discriminatório padrão de atendimento com o serviço ofertado pelo SUS. Ciente do alto custo da terapia, a proposta apresenta a solução de uma quantidade mínima a ser ofertada e neste momento da pandemia, apenas nos hospitais de campanha”, defendeu, o parlamentar.

Foto: reprodução Facebook