No município de Belém, a desde a quinta-feira, 14, deixou de ser obrigatório o uso de máscaras em ambientes abertos. A medida foi anunciada nesta quinta, pela Prefeitura de Belém, em coletiva de imprensa na Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Em ambientes fechados, fica mantida a obrigatoridade do uso do acessório como medida de prevenção à covid-19.
A Sesma também mantém a obrigatoriedade do uso da máscara em três situações, mesmo em locais abertos: para pessoas pertencentes a grupos de risco (ou com comorbidades), em qualquer situação; pessoas sintomáticas respiratórias – ou seja, que apresentam sintomas de síndromes gripais –, e indivíduos assintomáticos que tiveram contato, por dez dias, com pessoas sintomáticas respiratórias.
O secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, explicou que a medida faz parte do Plano de Vigilância e Atenção para Covid-19 da Sesma, que é baseado em uma análise técnico-científica e leva em consideração as recomendações de entidades e organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), no cenário da pandemia.
Também fazem parte do Plano de Vigilância e Atenção para Covid-19 ações de educação em saúde e de saúde mental para profissionais da rede municipal e a divulgação de um boletim com os dados epidemiológicos referentes à pandemia. Os dados serão apresentados à sociedade sempre que o cenário da pandemia sofrer alterações significativas na capital.
Foto: Ascom Sesma
