Curionópolis: prefeita Mariana Chamon apresenta balanço dos primeiros 100 dias de governo

Na manhã desta sexta-feira (16) a prefeita de Curionópolis, Mariana Chamon, passados 100 dias do início do governo, apresentou o balanço do trabalho realizado neste período em entrevista concedida às rádios Liderança e Correio FM – retransmitida para toda a região – à TV Correio, ao Portal Correio de Carajás e ao Jornal Correio. Inicialmente, relembrou o cenário encontrado pela equipe ao tomar posse no dia 1º de janeiro. 

A administração de Adonei Aguiar deixou para trás um verdadeiro caos, com prédios públicos sucateados, postos de saúde inoperantes e documentação extraviada – incluindo a folha de pagamento dos funcionários. “Recebemos a prefeitura às escuras, com hospital, postos de saúde, prédios públicos e secretarias inoperantes e dívidas milionárias, foram mais de R$ 30 milhões que o gestor passado deixou. A gente começou com inúmeras dificuldades porque o que eles puderam fazer para comprometer o início da nossa gestão foi feito”, afirmou. Apesar disso, destaca, com responsabilidade, dedicação e seriedade, a equipe administrativa tem conseguido, aos poucos, transformar o cenário. 

Em relação à saúde, por exemplo, a gestora recorda que não estavam sendo realizadas cirurgias, nem mesmo partos, uma preocupação que existia desde a campanha, quando Mariana visitava as casas das zonas urbana e zona rural e de Serra Pelada, onde ouviu muitas mulheres relatarem terem dado à luz em carros, enquanto seguiam para Parauapebas em busca de atendimento. “Nos quatro anos em que Curionópolis mais arrecadou as mães não puderam ter filhos aqui, nem de parto normal. Nesses cem dias de governo já tivemos 62 partos em Curionópolis, normais e cesarianas. Desses 62 partos, 12 foram realizados só nesse mês (abril). Como mãe, como mulher e como ser humano, sinto orgulho de trazer esses números”.

De acordo com Mariana, foram realizadas, também, outras 85 cirurgias e 56 mil atendimentos no hospital e nos postos de saúde. “Nós já temos médicos no hospital e em todos os postos de saúde da cidade”, diz, acrescentando que o Posto de Saúde da Família do Panorama estava fechado e foi reaberto, estando em reforma iniciada na gestão anterior, mas não finalizada. Em todos as unidades o município passou a ofertar às mulheres o exame preventivo do colo do útero, conhecido como PCCU. O atual governo ainda abriu o Centro de Referência à Covid-19, com consultas médicas, testagem e medicação, onde já foram atendidas mais de 3 mil pessoas. Mariana anuncia que o município está entre os 20 paraenses com melhor desempenho na vacinação contra o novo coronavírus.

“Temos mais de 80% de eficiência em vacinação e, inclusive, ampliamos a faixa etária para 60 anos”, explica, apelando para que os moradores se atentem à aplicação da segunda dose. “Quem tomou a Astrazeneca precisa retornar aos postos de saúde em 90 dias e já temos pessoas para receberem essa segunda dose. Quem tomou a Coronavac tem que retornar no prazo de 28 dias”, explica. Em relação à educação, a prefeita comemora o aumento do número de estudantes e a retomada do sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Acredito que faltava comprometimento da antiga gestão. Em apenas 100 dias nós conseguimos aumentar esses números de forma absurda, com muito empenho”, declara.