A participação de pessoas de 18 a 30 anos, como empreendedores, subiu mais de 14%, de 2018 para 2022. Os dados são do registro mercantil da Junta Comercial do Pará (Jucepa). Em 2018, 24,41% dos negócios tinham jovens no quadro societário; em 2022, essa participação pulou para 39,16%. A Jucepa avalia que os desafios impostos pela crise econômica aliados à vontade de conquistar a autonomia financeira, têm impulsionado o crescimento do empreendedorismo, entre o público jovem no território paraense.
Segundo dados da Jucepa, no Pará, mais de 93 mil empresas são comandadas por jovens. Eles estão abrindo negócios próprios ou têm empresa com até três anos e meio de funcionamento.
Os setores econômicos com predomínio do público jovem no comando são diversos, como o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, promoção de vendas, cabeleireiros, manicure e pedicure, restaurantes e similares, comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns, comércio varejista de bebidas, lanchonetes, casas de chá, sucos, entre outros.
Entre os municípios, destaque para Belém, com 24.258 negócios, seguido por Ananindeua, com 8.709; Santarém, com 5.041; Marabá, com 4.512; e Parauapebas, com 4.466.
Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará