Covid-19: operação ‘State Care’ fecha 7 estabelecimentos que descumpriram com as normas sanitárias

Na noite do último sábado (24), na Região Metropolitana de Belém, as forças de segurança do Estado agiram, de forma conjunta, nas ações de fiscalização em cumprimento ao decreto 0800/2020. Por meio da Operação State Care, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), sete estabelecimentos comerciais foram fechados, por descumprirem com as normas sanitárias estabelecidas no decreto Governamental, em combate à proliferação da Covid-19. 

Os estabelecimentos atuavam na Capital do Estado. “A operação State Care que fiscaliza o cumprimento do decreto, em especial, quanto ao funcionamento de bares e restaurantes, no período da noite verificou, durante esse final de semana, vários estabelecimentos que funcionavam descumprindo com as regras do decreto”, disse o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.

“Alguns foram fechados, outros intimados e procedimentos policiais foram gerados, em virtude da rescindência de alguns locais que já foram notificados, anteriormente por desobedecerem as medidas do decreto. Muitos destes, já foram orientados, fechados, multados e ainda assim insistem em funcionar permitindo a aglomeração de pessoas”.

O titular da Segup, ressalta a importância da população, bem como dos donos de estabelecimentos comerciais, a agirem com responsabilidade e consciência, respeitando as medidas previstas, em decorrência do momento de pandemia que ainda vivemos.

“Neste final de semana vimos cenas lamentáveis, de locais com aglomerações e não uso de máscaras, tendo em vista, que a pandemia ainda continua e sabemos que as pessoas precisam voltar a exercer suas atividades comerciais, porém outras extrapolam nesse direito e acabam prejudicando as demais. Por conta dessa postura irresponsável, tivemos que atuar de forma firme fechando estabelecimentos, e autuando na esfera policial, alguns daqueles que já haviam sido reiteradamente advertidos”, falou o secretário. 

Desde o início das fiscalizações do decreto governamental 800/2020, em 21 de janeiro até a madrugada deste domingo (25), por meio da operação State Care já foram fiscalizados 6.871 estabelecimentos comerciais no Estado, destes 1.112 foram intimados, 1.051 fechados, 475 advertidos e 11 multados. Foram registradas ainda, 1.898 infrações, sendo 1.235 de Pessoa Física e 150 de Pessoa Jurídica.

Foto: Ascom / Segup