Confira quais os melhores gins do mundo em 2023

A lista dos melhores gins do Beverage Testing Institute (BTI) de 2023 tem cinco modelos. Os cinco marcaram 96 pontos ou mais e conquistaram a Medalha de Platina-Superlativa. Outros 24 gins marcaram entre 95 e 91 pontos e ficaram com medalhas de ouro. A BTI analisa e classifica, em uma escala de cem pontos, milhares de bebidas a cada ano.

A organização com sede em Chicago (EUA), no entanto, desempenha um papel duplo na indústria de bebidas: funciona também como uma consultoria que, em suas próprias palavras, utiliza “Metodologia excepcional, ferramentas próprias e décadas de experiência para oferecer serviços de pesquisa, desenvolvimento e marketing que protegem grandes investimentos, elevam a reputação da marca, otimizam a recepção do mercado e envolvem os consumidores.”

O destilado mais bem avaliado, com pontuação de 97/100 pontos, foi Hooghoudt 23 anos Cask Strength Barrel-Aged Genever , 59,8% de teor alcoólico. Genever, que é um destilado da Holanda e Bélgica com infusão de zimbro, tem um “espírito à base de grãos de malte claro e botanicamente rico”.

Ele tem Indicação Geográfica Protegida e só pode ser produzido nesses dois países. Hooghoudt é uma destilaria familiar com sede em Groningen, Holanda. Destila Genever há cinco gerações, desde 1888. A empresa tem sido inovadora, preservando suas receitas tradicionais enquanto experimenta o que chama de “novas misturas não ortodoxas”.

Confira os melhores rótulos de gins abaixo:

Hooghoudt 23 anos Cask Strength Barrel-Aged Genever

Westbourne Strength Gin de Martin Miller

Bristow Gin

Spirit of HVEN Organic Gin

Wikinger Noorgaard Gin

Foto: divulgação