[CONECTA] da Paz completa 1 ano nas Usinas da Paz de Belém e Região Metropolitana trazendo a cultura pop para as comunidades

Foto: Arquivo/Divulgação/Agência Pará

No próximo dia 1º de julho, a Convenção Nerd de Cultura e Tecnologia da Amazônia (CONECTA) juntamente com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC) completa 1 ano de funcionamento nas Usinas da Paz, trazendo os universos dos animes, mangás e videogames, tão comuns em grandes feiras da cultura geek, tem espaço também nas nas comunidades atendidas pelo Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará.

Desde que a primeira edição, a programação da [CONECTA] da Paz inclui concursos de cosplayers, RPG, Arena Gamer, Just Dance e feiras de produtos da cultura geek. Recentemente também foram adicionadas as Salas Literárias com autores paraenses, a entrada da Pixxels Club na Arena Gamer com videogames de última geração e também um Espaço Relax, em que os participantes dos concursos podem relaxar através da massoterapia.

Foto: Reprodução

Para Diego Borges, coordenador da [CONECTA] da Paz, a presença da cultura nerd nos territórios é muito importante, principalmente para as comunidades que vem dando apoio ao evento a cada edição. “Eu digo que a ‘Conecta’ nas UsiPaz já é a minha própria tese finalizada, pois a prova da influência geek é ver as comunidades presentes aqui”, ressalta o publicitário, em que o projeto fez parte da sua tese de doutorado pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

Uma das novidades foi trazida pela escritora e criadora de conteúdo literário Marcela Bomfim, que montou uma sala literária no evento, em que reúne vários autores paraenses para mostrar e vender as suas obras. Para Marcela é a ideia da criação da sala foi justamente de trazer estes autores para que o público possa conhecer mais de perto. “Então ter esse contato com a galera é de trazer esse público leitor e não-leitor para que eles possam apreciar os nossos autores e estaremos em todos os projetos que a CONECTA estiver nas Usinas da Paz”, diz a escritora.

Foto: Reprodução

Também a [CONECTA] da Paz tem na sua raiz as atrações musicais que sempre marcaram as edições. Uma delas é a Geek Band, que foi um grupo criado para trazer as músicas da cultura pop e que estreou durante o mês de maio no evento. A vocalista Larissa Nascimento com a cultura nerd está inserida em um grande contexto social: “Tudo que envolva verdade e sentimento me encanta e com a música geek não poderia ser diferente. Espero que de alguma forma consigamos fazer com que vocês se identifiquem conosco, assim como nós nos identificamos com a Cultura Geek. E a CONECTA é uma porta aberta para que a gente mostre que a cultura geek sempre possa ser presente e acessível para o público”, afirma Larissa.

Foto: Reprodução

Atualmente a [CONECTA] está presente com programações quinzenais em sete Usinas da Paz na RMB: Antônia Corrêa, em Marituba, Professor Amintas Pinheiro, em Ananindeua, Cabanagem, Padre Bruno Sechi, Jurunas/Condor, Guamá e Terra Firme, em Belém.

“Uma iniciativa que democratiza o acesso, principalmente da nossa juventude à cultura pop, ocupando nossos territórios e a periferia. É inclusão social a jovens que talvez já tenham sonhado a ir a um dos maiores eventos de cultura geek do mundo, mas que acontece em São Paulo, que é a CCXP.”, diz o secretário de cidadania, Igor Normando.

Para comemorar este um ano da [CONECTA] da Paz haverá uma programação especial na Usina da Paz da Terra Firme, com Random Play Dance, Papo Geek, Batalha Campal, apresentações musicais com o rapper Smith Vaz, Notas Soltas, Geek Band e Rasengan, além dos Concursos K-Pop, Karaokê e Cosplay, este último como principal prêmio um Nintendo Switch OLED.

Além disso, haverá os espaços conhecidos na CONECTA como o Espaço RPG, Arena Gamer, Just Dance, Espaço Relax, Sala Literária e muito mais. Também haverá a presença do influenciador Tradutor Paraense, que vai ser umas das atrações.

A programação começa ocorre neste sábado, dia 1º, das 10h às 22h, na UsiPaz Terra Firme, com entrada franca.

Foto: Reprodução

Serviço

[CONECTA] da Paz – Aniversário de 1 Ano

Data: Sábado, dia 1º de Julho

Local: UsiPaz Terra Firme – Passagem Belo Horizonte, entre Avenida Perimetral e a Passagem do Arame, ao lado do Terreno da Eletronorte

Horário: 10h ás 20h

Entrada Franca

Confira a galeria: