Comitê estadual para COP 30 em Belém é criado

A criação de um Comitê Estadual para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30, foi instituída com um decreto assinado pelo Governador do Pará, Helder Barbalho.

A COP será realizada em Belém em 2025. Segundo o texto do documento, o comitê contará com representantes de diferentes órgãos.

O Comitê Estadual da COP30 deverá estabelecer agenda de trabalho, com definição de fluxos, cronograma, periodicidade de reuniões e outros procedimentos necessários para realização das atividades inerentes a sua finalidade intersetorial.

Além de subsidiar com conhecimento técnico e informações setoriais; participar de reuniões, eventos locais, regionais, nacionais e internacionais necessários para a realização da COP30; e contribuir para articulação interinstitucional e mobilização de organizações não governamentais com vistas à ampliação e qualificação da participação e governança.

O comitê será presidido pela vice-governadora Hana Ghassan Tuma. A participação no Comitê Estadual da COP30 será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.

Foto: Ascom Seurb