Com o encontro de grupos de Pássaros de vários bairros de Belém, a “Revoada de Pássaros Juninos” abriu oficialmente o “Arraial de Todos os Santos: o maior arraial da Amazônia”.
O encontro lúdico dos Pássaros Juninos é uma realização do Governo do Pará, por meio da Fundação Cultural do Estado do Pará(FCP). A cultura de Pássaros, ou teatro popular, como também é chamado, é uma das mais importantes e genuínas expressões paraenses.
A Revoada de Pássaros reuniu em cortejo, no entorno da Casa das Artes, prédio da FCP; e da Praça Santuário, grupos que retratam as encantarias e personagens da identidade cabocla, indígena, ribeirinha, urbano-periférica, colorida e criativa.
Crianças vestidas de pássaros, fadas da floresta, indígenas, caçadores, ribeirinhos e a realeza se misturam em uma apoteose que chamou a atenção por onde o cortejo passou.
Depois os grupos voltaram para a Casa das Artes, onde foi feita uma simbólica apresentação de cada ícone que compõe o teatro de pássaros juninos. A tradição é uma herança ancestral dos fazedores de cultura.
Foto: Agência Pará