A Secretaria de Estado dos Povos Indígenas do Pará (Sepi) promoverá a Semana dos Povos Indígenas: “Aldeando a COP 30”. A realização do evento acontecerá no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, nos dias 14, 15 e 16 de abril, a partir das 9h. A programação inteira é de graça e aberta ao público.
O evento servirá como um ponto de encontro para aproximadamente 400 indígenas de várias etnias do Pará e o público, sendo uma ocasião de celebração e reconhecimento da riqueza cultural, ancestralidade e das batalhas dos povos indígenas. Além disso, será um momento de conscientização sobre a relevância e o valor da conservação do meio ambiente e das terras indígenas.
Nesta segunda fase, novas iniciativas e serviços serão implementados para assegurar e garantir o acesso aos direitos fundamentais, sociais e a manutenção da cultura, respeitando as origens e a diversidade cultural dos povos indígenas, além de promover a geração de renda por meio da venda de produtos.
A programação também incluirá iniciativas voltadas para a saúde e a cidadania, oferecendo serviços de emissão de documentos, atendimento médico, educação, previdência e assistência social. Também haverá um seminário sobre a Educação Escolar Indígena, uma apresentação sobre as Caravanas em direção à COP 30 e um debate acerca da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI).
Durante a programação, haverá um seminário sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), para ampliar ainda mais a informação sobre a conferência. A ministra Sônia Guajajara e a secretária nacional de Gestão Ambiental e Territorial, Ceiça Pitaguary, ambas do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), também participarão das atividades.
O evento também incluirá exposições artísticas, performances de dança, apresentação de moda ancestral indígena, além, é claro, de uma intensa troca de saberes. No encerramento do programa, em 16 de abril, ocorrerão performances musicais no Palco dos Encantados com artistas do Pará.
Foto: Agência Pará