Com mais de 900 funcionários, BRT Metropolitano intensifica obras em 23 frentes de trabalho

Foram intensificadas pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano, as obras do BRT Metropolitano na rodovia BR-316, com a chegada do verão. Atualmente, mais de 900 funcionários e 190 equipamentos estão dispostos em 23 frentes de trabalho.

São serviços de drenagem, construção do viaduto, de passarelas, túneis e terminais. Esta é a maior obra de mobilidade urbana da região metropolitana e tem por objetivo garantir melhores condições de mobilidade à população.

O foco é um transporte coletivo com viagens mais rápidas, seguras e confortáveis. O sistema integrado do BRT Metropolitano deve reduzir consideravelmente o tempo de viagem com o funcionamento de ônibus expressos pelo corredor central na BR-316, por onde circulam aproximadamente 80 mil veículos diariamente.

Os dois terminais de integração do BRT Metropolitano vão atender cerca de 170 mil usuários/dia de transporte público quando em operação, podendo chegar a 20 mil por hora em horários de pico.

Eles têm espaços amplos, confortáveis, seguros, com passarelas, elevadores, estacionamento, lanchonete, bilheteria, além de abrigar uma unidade da Estação Cidadania que oferecerá diversos serviços à população. Além dos terminais de integração, estão em construção pelo NGTM uma nova rede de drenagem para solucionar os problemas de alagamentos.

Também as pistas em pavimento de concreto por onde trafegarão os ônibus do BRT e um novo pavimento asfáltico, um viaduto, 13 passarelas, quatro túneis para que os ônibus do BRT tenham acesso aos terminais sem interferir no trânsito na BR-316, estações de passageiros e toda urbanização dos 10.8 km da rodovia, incluindo calçada e ciclovia em toda sua extensão.

Foto: Agência Pará