O Plano Safra 2023-2024 foi lançado em Belém. O evento foi realizado durante a programação dos Diálogos Amazônicos, no Hangar- Centro de Convenções e Feiras.
O Plano Safra 2023/2024, do Governo Federal, vai incentivar o fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis, com redução das taxas de juros.
Além de disponibilizar diversas linhas de crédito, atendendo todas as necessidades do produtor rural, seja para investimento, custeio, comercialização e industrialização. O plano tem um montante recorde de R$ 71,6 bilhões em investimentos.
Especificamente para a região Norte, o objetivo é conseguir ampliar a participação dos agricultores. Só no estado do Pará é previsto R$ 1,6 bilhão em crédito rural.
De acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Paulo Teixeira, a ideia é desburocratizar o plano e dar fácil acesso aos agricultores familiares.
“Vamos desburocratizar todo o processo, agora nós queremos trazer esses créditos para o bancos receberem os agricultores familiares e disponibilizarem essa linha. Além disso, vamos fazer o levantamento das dívidas dos pequenos agricultores e fazer o possível para liberar o crédito”.
Foto: Mácio Ferreira – Comus