Com cultivo de grãos, Jacundá busca diversificar economia

Entrar no circuito dos municípios produtores de grãos do Estado do Pará. Esse é o objetivo de um projeto capitaneado pela Associação Comercial e Industrial de Jacundá (Acij) em parceria com o Sindicatos dos Produtores Rurais (Sinrural) que reuniu mais de 50 empresários do setor durante o primeiro encontro de produtores interessados no cultivo de grãos, realizado na primeira semana do mês.

No auditório da Acij, empresários de vários segmentos econômicos de Jacundá tiveram a oportunidade de conhecer projetos produtivos dos municípios de Goianésia do Pará, Tailândia e Rondon do Pará. “O município de Paragominas foi o precursor no cultivo de grãos. E queremos seguir essa linha, pois a extração de madeira não predomina mais na economia”, cita Cleber Cordeiro Bahia, presidente da Acij.

Na opinião do dirigente da Acij, o encontro serviu para mostrar o potencial do município a ser explorado com a produção de grãos, experiências de produtores da região e incentivar o empresariado local a diversificar os negócios. “Nosso objetivo maior é incentivar nossos produtores locais, pois sabemos do potencial agrícola de Jacundá e da preocupação da nossa sociedade na busca por novas fontes de renda”.

Cleber informou que durante o primeiro encontro os prefeitos dos municípios de Goianésia do Pará e Jacundá se comprometeram em apoiar a iniciativa com investimentos na construção de estradas e pontes, além da manutenção desses acessos.

Por Correio de Carajás

Foto: Reuters/Paulo Whitaker/