Com 6,5 milhões de CNPJs negativados, inadimplência de empresas bate recorde

Segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas, divulgado pela pela Serasa Experian, em fevereiro, 6,5 milhões de empresas brasileiras estavam negativadas. Este é o recorde da série histórica do índice, iniciada em janeiro de 2016.

O volume representa R$ 112,9 bilhões em dívidas atrasadas, o total de empresas negativadas no período supera os números de fevereiro de 2022, quando haviam 6,0 milhões de empresas inadimplentes. De acordo com o levantamento, cada empresa tem sete dívidas vencidas por CNPJ.

O setor de serviços lidera o ranking, com 53,8% do total das empresas negativadas, seguido pelo Comércio (37,3%) e Indústria (7,7%). Completam a lista os setores Primário (0,8%) e Outros (0,4%), que abrange o setor financeiro e o terceiro setor. O recorte que mostra o segmento em que as dívidas foram contraídas revelou destaque para a categoria “outros – Empresas financeiras e de Terceiro Setor”.

Os setores de bancos e cartões e serviços também concentram a maioria dos débitos a serem ressarcidos. Na análise por Unidades Federativas, a inadimplência mostrou maior concentração em São Paulo, com mais de 2 milhões de empresas negativadas.

Em sequência está o estado de Minas Gerais, seguido pelo Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. O Distrito Federal aparece em 14º lugar no ranking, com 119,4 mil empresas negativadas.

Foto: divulgação