Coluna Educação 5.0 #2: Educação Conectada: A era da Era Digital

Foto: Reprodução

Por Maria Betânia Fidalgo Arroyo

Ao iniciar as reflexões sobre a Educação Conectada no contexto da era digital – Educação 5.0, destaco que o meio tecnológico no mundo disruptivo tornou-se o grande aliado no movimento do ensino aprendizagem, com isso, apresento algumas observações sobre o processo educativo, sem a pretensão de esgotar o tema, mas com a intensão de alimentar o debate, visto que no dia 08 de março – inauguração desta Coluna, optei por falar das mulheres e suas lutas no mundo da gestão como um grande avanço na nova era, a era da interconexão. A vista disso, trago a afirmação de que vivemos a era do “estar conectado em toda parte e em todo o lugar” como uma nova realidade vivenciada.

O meio digital é o grande aliado no processo de aprendizagem. A internet, os meios eletrônicos e os dispositivos móveis como artifícios tecnológicos garantem acesso pleno e amplo, possibilitam o ensino de forma inovadora com a utilização de recursos nunca antes empregados. É o momento da Educação Ubíqua, educação em todo o lugar, em todo tempo, que leva em consideração os vários ritmos e as formas diversificadas de entrarmos em contato com a informação, processando-a para transforma-la imediatamente em conhecimento. Esse trajeto nos permite multipossibilidades de utilização simultânea dos espaços on line e off line para a aprendizagem, como uma intensa conexão.

Arrisco afirmar que, com as mudanças processadas no vasto universo tecnológico, a configuração da educação atual tem apresentado reconfigurações e múltiplas formas de aprendizagem. Destaco o ensino pautado nas multiplataformas, o entrelaçamento dos espaços presencial e digital, as mídias ativas, o ensino remoto, simultâneo e o ensino híbrido.

Nessa conjuntura, o professor não é mais um mero transmissor de informações, nem o detentor do conhecimento. O momento é de interação com outras disciplinas para a produção de conhecimento junto com outros professores, de diversificadas áreas. O professor para além de sua própria experiência, deve estar em sintonia com os anseios do aluno e estimulá-lo a questionar, debater e romper paradigmas – É o contínuo modus operandi do desaprender para reaprender enquanto ensina.

Todo esse processo é fundamental para formar o Professor 5.0 na esfera da Educação 5.0. Este que se configura como o educador com o perfil do efetivo professor do século 21, o que está em constante mudança em seu modo de transmitir conhecimento. É o professor que está se capacitando permanentemente. É o educador que evoluiu da categoria Professor 3.0 de forma muito acelerada para um perfil de Professor 4.0 e, para além, apresenta-se no ambiente da educação digital como um Professor 5.0, com muito mais expertise no mundo digital.

O Professor 5.0 em muito tem contribuído para a transformação do sentido da educação disruptiva. Na era da Era Digital, o professor assume papel de facilitador e as aulas integrarão não mais uma, mas todas as disciplinas, que serão apreendidas por meio de cases e experiências reais, concebidas como experiências de sucesso, em que professor inspira e o aluno lidera. Por isso, a demanda por novos modelos de ensino e de aprendizagem é premente, um contínuo processo no universo dinâmico da tecnologia.

Nessa perspectiva, o perfil do Professor 5.0 está no âmbito de uma cultura formatada de pensar muito além do papel, da apostila, e isso é fundamental nesse cenário. O professor 5.0 deve ter capacidade de ensinar o aluno a ter pensamentos críticos e sensibilidade para com os diferentes tipos de alunos, o olhar humano e a habilidade de trabalhar com as questões socioemocionais, mesmo em áreas aparentemente tradicionais. Destaco o Ensino Híbrido como parte integrante dessa conjuntura, não como uma modalidade, e sim como uma das metodologias a ser utilizada pelo Professor 5.0.

Fundamentada na base conceitual de grandes teóricos da área da educação, como a Professora Lilian Bacich, que sustenta que essa modalidade de ensino trata-se de uma abordagem metodológica, na qual o aluno aprende por meio do ensino on-line com algum elemento de controle sob tempo, lugar, modo e ritmo que o estudante aprende em uma localidade física supervisionada, ratifico que o Professor 5.0 é o professor da hora, do momento, é o educador em tempo real da Educação 5.0.

A partir de tais ponderações chego à conclusão de que o professor atual deve se reinventar, ir em busca de novas formas de tecnologia que se encaixe no mundo digital, deve inserir-se com afinco no meio tecnológico, sem receios do novo e com a expectativa de mais e mais conhecimentos. É preciso de fato ressignificar a aprendizagem, onde a sala de aula seja multifuncional, criativa e interativa, só assim o conhecimento será construído de forma dinâmica e no formato exigido pela realidade atual. Para isso, é necessário a elaboração de planejamento e feeling para incorporar estas concepções de aprendizagem no cotidiano docente.

Essa é a nova era da educação – a Educação 5.0, é a era da Era do ensino aprendizagem digital – do Professor 5.0. Vamos nos conectar!