Coluna do Bacana #10: Por Marcelo Marques

Foto: Reprodução

Liberdade de imprensa – 1

Enquanto os profissionais de imprensa se desdobravam para atender a alta demanda por informação de qualidade e transparência em meio à maior pandemia de saúde dos últimos tempos, o Brasil viu crescer, em 2020, os casos de violência contra os jornalistas. Segundo relatório divulgado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o ano passado foi considerado o mais violento para esses profissionais. O país também caiu quatro posições em um ranking internacional do Repórteres sem Fronteiras (RSF), entrou para a “zona vermelha” em termos de liberdade de imprensa e agora aparece na 111ª posição, entre 180 países avaliados.

Liberdade de imprensa – 2

No Pará o senador Jader foi um dos poucos líderes e lembrar o dia internacional da liberdade de imprensa. Disse o senador; – A data celebra o direito de todos os profissionais de mídia de investigar e publicar informações de forma livre e responsável.
O regime democrático prevê a liberdade de imprensa e o combate às fake news. Lutar por uma imprensa livre é garantir as liberdades democráticas no país.

Mais um descaso de Zenaldo

Ed acompanhou na segunda a dragagem na doca do ver-o-peso, a famosa pedra do peixe, serviço que pasmem , não foi feito nos últimos 12 anos.

Investimento gaúcho no PARÁ

A empresa gaúcha Oleoplan, que atua no processamento de soja e produção de biodiesel, manifestou interesse em implantar, até o final de 2021, o seu primeiro empreendimento no território paraense: uma usina de biodiesel no município de Tomé-Açu. Investimento de R$148 milhões.

Fofocódromo

Cresce exponencialmente o nome de Beto Faro não apenas dentro do PT mas de todos os partidos de esquerda, como o nome ideal para disputar uma vaga ao senado. E a vontade local já teria chegado aos ouvidos de Lula.

Pfizer

70 milhões de doses da vacina Pfizer foram oferecidas ano passado ao Brasil que com sua arrogância governamental não comprou. Pois bem, comprou um punhadinho de vacinas esse ano e ontem chegou a primeira remessa delas em Belém, impressionantes 14.04 doses.

No Ophir

No final de semana 19 leitos de terapia intensiva no hospital Ophir Loyola destinados a pacientes oncológicos diagnosticado com COVID, foram entregues por Helder.

Aeroporto

Acesso ao embarque dos portões agora é eletrônico no aeroporto de Val de cans.

Dizem por aí ….

Que tudo indica que Manoel Pioneiro vai tentar uma vaga de Senado dentro mesmo do PSDB. Pioneiro poderá enfrentar ao menos Zenaldo, esse com duas pretenções: ou vir candidato ao governo ou ao Senado.
Mas caso Pioneiro queira tentar por outra sigla, o PSB de Cássio Andrade já lhe foi oferecida a vaga. Como o histórico do ex Prefeito de Ananindeua dentro do ninho tucano é de tomar olé, seria mais prudente ele trocar mesmo de partido.

Disciplinar o general

O Planalto tem medo da pressão que os parlamentares farão na CPI a Pazuello. Pazuello participou de uma reunião reservada dentro do Planalto com assessores do governo federal, uma espécie de treino pra não falar bobagem. Deve ser difícil treinar o general pra isso.

Tropa de choque

Mais de mil pessoas foram deslocadas de outros locais ou contratadas pela prefeitura de Belém para o atendimento envolvendo a questão da pandemia. Vacinação, logística, atendimentos domiciliar, reforço em hospitais e postos de saúde.

Leão

Foram recebidas pelos sistemas da Receita Federal em todo o estado do Pará, até às 16h da sexta-feira, 30, 394.762 declarações do IRPF 2021, o que corresponde a 61,4% do esperado que são 642.700 declarações.

Penhor

Uma das linhas de crédito mais barata do mercado com juros de 1,99% e sem burocracia, o penhor sempre foi visto por muitos brasileiros como alternativa para enfrentar imprevistos domésticos. Nos últimos meses, a Caixa, que detém o monopólio do setor, informa que o serviço está suspenso para novas operações. Só está funcionando para renovações

Açucar

O Líder avançando nas marcas próprias. Agora é o Açúcar DONA NEUZA. ( Dona Neuza foi a Matriarca da Família) agora já temos. O Café LIDER, a Maniçoba LIDER, o Arroz Jerônimo, o Feijão Jerônimo, e ainda virá mais.

Bougainville

O Bougainville Belém é um bairro planejado nos mínimos detalhes construído pelo Grupo Status, que esse ano completou 19 anos e tem em seu portfólio o lançamento do Boulevard Shopping e do Parque Shopping. O empreendimento fica na Augusto Montenegro, em área de 900 mil metros quadrados, 12 praças, todo com drenagem, tratamento de água e esgoto e um número enorme de itens de laser. Agora está entrando em uma nova fase de comercialização.

Turismo!?

O brasileiro mesmo vacinado se…. lascou. Pelo menos os que desejam viajar. Pra quem quiser ir para os Estados Unidos, as vacinas aqui não vão servir para o brasileiro como passaporte para entrar direto no país, só poderão entrar direto os que tomarem as vacinas que lá são aceitas, Moderna, Pfizer e Jonhson. Como aqui teremos algumas vacinas Pfizer, quem tomar dessa marca poderá entrar. Eles não validaram as vacinas Astrazeneca e Coronavac, as que o Brasil usa, então é o mesmo que nada para eles alguém estar vacinado com elas. Quem for vacinado com a Pfizer poderá entrar direto no país, do contrário, só com quarentena em outro país. Já na Europa a Astrazeneca é aceita, a Coronavac não. Por lá só entrará direto quem tiver sido vacinado pela Astrazeneca. Os vacinados pela Coronavac terão de fazer quarentena em outro país.

Coisas do Brasil

Em 1985, a produtividade do trabalho no Brasil, Chile e Coreia do Sul era cerca de 32% da americana, enquanto a chinesa equivalia apenas 6%. Em 2016, a produtividade do Brasil caiu para 24% da americana, enquanto a chilena subiu para 46% e a coreana para 61%. A produtividade do trabalho chinesa atingiu 19% da americana em 2016 e já deve ter ultrapassado a brasileira.

Basa

O Amazônia Florescer é o programa do Basa de microcrédito, sem necessidade de aval. Espera-se distribuir 150 milhões de microcrédito nesse ano. E um plano ousado de 1 bilhão até 2024.
O Banco da Amazônia tem 2.850 funcionários espalhados na Amazônia legal, além de estar no Mato Grosso e Maranhão. E ter um escritório de negócios em São Paulo.
Ano passado o Banco da Amazônia investiu 11 bilhões em empréstimos na Amazônia legal. Só no Pará foram 4,2 bi. O agronegócio na região levou 5,3 bilhões.

Outro partido

Na próxima janela partidária que se abrir, o deputado federal Olival Marques, hoje no Democratas, deverá mudar de partido. Para o MDB.

Choro perdido na ANM

Os servidores da ANM Agência Nacional de Mineração, antigo DNPM, que ainda ocupam os cargos de chefia no órgão no Pará iniciaram uma campanha para tentar descredenciar a geóloga Fabíola Almeida, que teve seu nome recentemente aprovado, após criteriosa análise do Palácio do Planalto, pela diretoria colegiada da ANM em Brasília, para ocupar o comando do órgão no Pará.
Diferente do que entendem alguns que vem plantando notinhas em blogs, servidores inclusive envolvidos em recente operação da Polícia Federal, o cargo de gerente regional da ANM não é de provimento em concurso público e ninguém tem vitaliciedade no cargo, sendo este de livre escolha da administração federal.
Sabe-se lá por que, eles não querem de jeito nenhum saírem da gerência e tentam desmerecer agora o nome da nova indicada
Acontece que Fabíola tem um currículo invejável, até pra grandes expoentes da mineração nacional. Ela além de geóloga, com larga experiência em gestão de grande projetos minerais é mestre em geofísica. Com reputação ilibada teve sua nomeação aprovada no colégio de diretores da agência nacional de mineral em Brasília.
Na capital federal o assunto está sacramentado e a única luz de alerta acesa é o porque de tanto interesse da atual gerência do órgão e sua equipe em se agarrar ao cargo.
Mas mesmo com choro não tem jeito, a nova comandante assumirá o cargo. Graças a Deus com um currículo a altura do seu novo posto.

Tá difícil

A proporção de jovens que nem estudam nem trabalham atingiu no último trimestre de 2020 o maior valor em oito anos da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE. A fatia chegou a 25,5% dos jovens entre 15 e 29 anos, 4,4 pontos percentuais a mais do que em 2012. No quarto trimestre de 2019 era de 23,7%. Ao longo de 2020, a proporção dos chamados “nem-nem” chegou a quase 30% pelas dificuldades da pandemia.

Pandemia

Desde o final de dezembro de 2020, quando o número de casos da Covid-19 voltou a aumentar em diferentes regiões do Pará, o governo do Estado vem acompanhando a evolução da pandemia e adotando medidas necessárias para garantir atendimento hospitalar à população.
Neste domingo (2), o Pará registrou ocupação de 76,1% dos leitos de tratamento intensivo, o menor percentual de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva desde 1º de março, data do pico da segunda onda da pandemia no Estado. Entre as estratégias adotadas, o Governo do Pará abriu mais de 2.150 leitos, entre clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), exclusivos para o tratamento da doença. Na segunda foi divulgado pelo consórcio de imprensa que nosso estado está em queda no número de COVID.

Instituto Cultural Vale apoia

Em 2021, são nove iniciativas entre balés, festivais e escolas de formação de dança que contam com apoio do Instituto Cultural Vale. Projetos foram selecionados por escolha direta e edital Chamada Vale para execução neste ano
O Instituto Cultural Vale apoia iniciativas de dança em um momento em que sapatilhas e pés aguardam pisar novamente nos palcos. A arte cênica é um dos destaques entre os mais de 150 projetos patrocinados, criados ou apoiados pelo Instituto para execução em 2021. Em sua primeira edição, em 2020, a Chamada Vale, realizada por meio do Instituto Cultural Vale, destinou R$25 milhões em recursos pela Lei Federal de Incentivo à Cultura a 68 projetos.

Assaí

A rede atacadista Assai planeja contratar mais dez mil funcionários nesse ano, graças a deu projeto de expansão. No sul e sudeste do estado o grupo analisa em quais cidades deverá abrir novas lojas. Xinguara, Canaã dos Carajás e Redenção estão na mira.

Exército

Mil vagas do exército abertas em Belém. Concurso de admissão aos cursos de formação e graduação de sargento. Na Escola de Sargentos e Armas do Exército. Salário de 3.825 reais.

H1N1

Primeira parcial da vacinação contra gripe. Pouco mais de 20 mil pessoas foram se vacinar em Belém.

Agro é POP

O Pará tem 20 milhões de cabeças de gado, a maioria Nelore. Está para chegar a posição de quarto maior rebanho brasileiro.
Já a produção de carne paraense é de 800 mil toneladas. 70 mil exportadas – principalmente para China, Emirados Árabes – e 300 mil toneladas o consumo interno. O resto vai para outros estados do país.
O setor agropecuário tem 19 indústrias com inspeção federal e 14 com inspeção estadual, os frigoríficos.
São abatidas 10 mil cabeças de gado dia no Pará. E temos 17 milhões de hectares de pastagem.

Viver é caro

Segundo o Dieese: Em 2021, viver em Belém está mais caro que viver em Goiânia (2,77%), Rio de Janeiro (2,62%) e São Paulo (2,24%).
No entanto, o rendimento médio do trabalhador do Pará é de R$ 1.727, ao passo que em Goiás (R$ 2.235), em São Paulo (R$ 3.078) e em Rio de Janeiro (R$ 3.096) os ganhos são consideravelmente superiores. Em linhas gerais, ganha-se menos e paga-se mais por itens básicos no Pará.

Empresários do comércio desanimados

6,3% foi a queda na expectativa de contratação de funcionários pelos empresários do comércio. Dados da confederação do comércio.

Ai meu cafezinho

Preço do café no Pará subiu em março 1, 28% o quilo se comparado com fevereiro. 515,77 centavos é o valor que chegou a cesta básica em Belém, cerca de metade do salário mínimo. Dados do Dieese. Melhor acionar o posto Ipiranga.

Portugal

A TAP quer voltar o voo Belém Lisboa em junho – já pediu autorização a Infraero – mas a pergunta que não quer calar é; quem poderá entrar em portuga?

Turismo da vacina

Paraenses indo para Cancún no México, Costa Rica, Panamá e República Dominicana, tudo via Copa Air com vôos saindo de Brasília ou São Paulo. Nesses países as exigências são mínimas mesmo em momento de pandemia. Fazem quarentena de 14 dias e depois de um exame de COVID embarcam para Miami com um único propósito, o de se vacinar. Estão vacinando todo mundo por lá.

Viúvas

Cresce a cada dia as viúvas tucanas. Alguns que só souberam e sabem viver a custa de apoio governamental, desolados, vendo o que não existe e espalhando fake news como se da água na procissão do Círio. Definitivamente não sabem viver ser um poder patrocinador, se tivessem criado um braço voltado para o mercado não teriam que passar por tal sufoco nem se prestar a certas ordens