Para alcançar o objetivo das carne perfeita, os produtores rurais têm utilizado cada vez mais tecnologias, incluindo o uso da inteligência artificial (IA). Uma das últimas inovações que utiliza IA para fazer um churrasco perfeito é a churrasqueira Perfecta, da startup britânica Seergrills.
O dispositivo atinge altas temperaturas para assar a carne “perfeita” em três minutos. O equipamento usa queimadores infravermelhos duplos para atingir temperaturas de até 900 °C.
Ou seja, ele consegue cozinhar alimentos dez vezes mais rápido do que fogões e churrasqueiras tradicionais. A IA da churrasqueira analisa as características da carne inserida.
Ela faz os ajustes de temperatura necessários para assar ambos os lados da porção sem precisar de interferência humana. O sistema, chamado de NeuralFire, confere dados para determinar a melhor estratégia de cozimento para cada tipo de carne.
O corte de carne inserido, espessura, temperatura inicial e ponto de cozimento são levados analisados pela IA. Além disso, a tecnologia promete reduzir em 50% a energia gasta durante o processo.
A churrasqueira Perfecta ainda não tem previsão de chegar ao Brasil, mas já está disponível nos Estados Unidos por US$ 3.500, o equivalente a cerca de R$ 17.000, na cotação mais recente do dólar e sem impostos.
Foto: divulgação