Chineses identificam um novo vírus que se assemelha ao da covid-19

Investigadores chineses identificaram um novo coronavírus presente em morcegos que possui a mesma maneira de transmissão que o Sars-Cov-2, o vírus da covid-19 que paralisou o mundo em março de 2020. Isso implica que a transmissão pode ocorrer de animais para seres humanos.

Foi identificado o HKU5-CoV-2 em uma espécie de morcego conhecida como “morcego-doméstico-japonês”. Segundo Daniel Motta, mestre em biologia animal e vice-presidente do Conselho Regional de Biologia do Espírito Santo, essa espécie, conhecida como Pipistrellus abramus, só pode ser encontrada na China, Coreia do Sul e Japão.

Os achados dos cientistas do Laboratório de Guangzhou, sob a liderança da infectologista Shi Zhengli (conhecida como “mulher-morcego”), foram divulgados na terça-feira (18.fev.2025) na revista Cell. Dentre os achados, merecem destaque: o HKU5-CoV-2 é uma variante única do coronavírus HKU5, anteriormente identificado; o vírus conseguiu se conectar ao receptor ACE2 humano, crucial para a penetração nas células do corpo.

A forma como o HKU5-CoV-2 se conecta ao ACE2 difere dos outros merbecovírus, porém possui semelhanças estruturais com outros vírus que infectam humanos. O vírus afetou células humanas e estruturas respiratórias e intestinais em experimentos realizados em laboratório.

Foto:  Tânia Rêgo/Agência Brasil