China multa atriz em 241 milhões de reais por sonegação e bane outra das redes e serviços de streaming

Foto: Getty Images

As autoridades chinesas multaram em valor equivalente a 241 milhões de reais a atriz Zheng Shuang por sonegação fiscal e baniram das redes sociais todos os posts e informações referentes à atriz Zhao Wei.

Segundo o site The Hollywood Reporter, a multa a Shuang e a ações contra Wei fazem parte de uma série de iniciativas do governo chinês contra a indústria do entretenimento e “os excessos da cultura de fã de celebridades”.

Zheng é protagonista da série de TV local ‘Meteor Shower’ e teria deixado de declarar seus ganhos em 2019 e 2020 referentes a um outro projeto. Já Wei protagonizou filmes como ‘My Fair Princess’ (1998), ‘Kung-Fu Futebol Clube’ (2001) e ‘Perdido em Hong-Kong’ (2015).

A atriz Zhao Wei  (Foto: Getty Images)
A atriz Zhao Wei (Foto: Getty Images)

De acordo com a imprensa internacional, além da multa aplicada a Zheng, as autoridades impuseram que empresas de streaming e produtoras de séries e filmes não voltem a trabalhar com a atriz.

A atriz Zhao Wei em cena de Kung-Fu Futebol Clube (2001) (Foto: Reprodução)
A atriz Zhao Wei em cena de Kung-Fu Futebol Clube (2001) (Foto: Reprodução)

Já no caso de Wei, todas as menções ao nome dela foram removidas das redes sociais locais. Da mesma forma, todos os filmes com a presença dela tiveram os créditos à atriz removidos pelas autoridades governamentais.

Além de atriz, Wei é empresária, investidora e garota-propaganda da grife Fendi na China.

O Hollywood Reporter diz que as ações do governo contra Wei não tiveram nenhuma justificativa prévia. Da mesma forma, as autoridades locais não responderam aos questionamentos internacionais sobre o tema.

A atriz Zhao Wei no cartaz de Perdido em Hong-Kong (2015) (Foto: Divulgação)
A atriz Zhao Wei no cartaz de Perdido em Hong-Kong (2015) (Foto: Divulgação)

Por MONET