Cetesb multa empresas em R$ 740 mil por vazamento de corante que tingiu animais de azul em Jundiaí

Acidente contaminou córrego e chegou ao Rio Jundiaí, afetando peixes, aves e capivaras; abastecimento de cidades da região foi monitorado

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) aplicou multas de R$ 370,2 mil cada à fabricante e à transportadora responsáveis pelo vazamento de 2 mil litros de corante azul em um córrego de Jundiaí (SP). O acidente ocorreu em 13 de maio, quando uma carreta perdeu os freios e colidiu com um poste no bairro Jardim das Tulipas, liberando o produto que tingiu peixes, aves e até capivaras, além de atingir o Rio Jundiaí e acender alerta em municípios que dependem do local para abastecimento.

Além das penalidades, a Cetesb exigiu que a fabricante adote medidas preventivas, como sistemas de contenção e novos protocolos de carga. A agência acompanhou as ações emergenciais para diluir o corante e minimizar os danos ambientais. Imagens de gansos e peixes azuis viralizaram nas redes sociais, ampliando a repercussão do caso. A Cetesb reforçou que monitorará o cumprimento das obrigações pelas empresas envolvidas.

Foto: Associação Mata Ciliar