Ananindeua inaugurou um serviço público inédito que marca um momento histórico para o município. Foi entregue à população o CERTEA – Centro Especializado em Reabilitação e Referência em Transtorno do Espectro Autista.
Trata-se do primeiro equipamento público no Estado que faz esse tipo de atendimento por meio da Administração Municipal. O prefeito Doutor Daniel fez questão de ressaltar o papel fundamental desse serviço para transformar a vida das pessoas com autismo que já são atendidas pela rede básica, mas necessitavam de um suporte mais especializado.
“Somos referência no tratamento de saúde mental, severa e persistente, por meio do nosso CAPSi, onde atendemos 3.500 crianças e adolescentes. Entre eles, temos 1000 crianças e adolescentes com autismo. Alguns deles precisando de maior suporte terapêutico que somente o serviço especializado multiprofissional pode oferecer. E agora, com o CTEA alcançamos essa vitória”, explicou o prefeito da cidade.
Na ocasião, além dos servidores e usuários da área da saúde, também estiveram presentes autoridades políticas locais e de fora do Estado, como a Comitiva do SubTEA vinculada à Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados que esteve em agenda oficial no Pará pela causa do autismo, visitando os centros do governo do Estado e realizando um seminário para discutir o tema com a sociedade civil organizada.
O Centro Especializado em Reabilitação e Referência em Transtorno do Espectro Autista (CERTEA) está localizado na Avenida Cláudio Sanders, número 1600, no bairro do Maguari. O horário de expediente é de 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira.
Foto: Ricardo Amanajás