Foto: Família Real Britânica
A contagem anual dos cisnes que pertencem à rainha Elizabeth II começou nesta terça-feira (20) na Inglaterra.
O evento, com duração de cinco dias, data do século XII e começou como um ritual para garantir que haveria cisnes suficientes para banquetes.
Atualmente, porém, ele está relacionado à conservação: os dados do censo são usados para conferir o crescimento da população das aves.
Pela lei britânica, todos os Cisnes Mudos – uma espécie de cisnes com bico cor de laranja – em águas abertas do país são propriedade da monarquia.
Uma equipe de dedicados contadores oficiais é encarregada de encontrar os cisnes em um trecho específico do rio Tâmisa e catalogá-los.
Eles navegam em uma espécie de barco a remo rio a cima em busca dos animais. Quando avistam uma família de cisnes, gritam “todos acima” e cercam cuidadosamente os animais.
Hoje em dia, a contagem busca chamar atenção para os perigos que os jovens cisnes enfrentam no rio. As ameaças variam de predadores naturais a cães, poluição e roubo de ovos.
Os cisnes também sofrem ferimentos graves por engolirem anzóis ou voarem em direção a arames e às vezes são atacados por pessoas.
Como resultado, o número decaiu nos últimos anos. Os resultados completos só serão divulgados no final da semana, já que são necessários cinco dias para que os contadores completem seu percurso.