Glebson Tunio Costa Fernandes, de 39 anos, natural de Soure, uma cidade do arquipélago do Marajó, comemorou a aprovação no vestibular das duas mais prestigiadas universidades públicas do Pará. Ele é o primeiro membro da família a ingressar em uma universidade.
Ele foi aprovado na Universidade Federal do Pará, no curso de Licenciatura Integral em Ciências, Matemática e Linguagens; e na Universidade Estadual do Pará (UEPA), no curso de Ciências Biológicas. Glebson percorreu uma maratona durante o ano de 2024 com o objetivo de concretizar o sonho de ingressar na universidade.
A rotina dele começava aproximadamente à 1h30 da madrugada, quando saía para transportar itens e recolher resíduos. Ele se dirigia para as aulas na Escola de Ensino Técnico do Pará (EETEPA), onde cursa Agropecuária, ao amanhecer. Depois, retornava para casa para o almoço, retomava o trabalho como carroceiro e, às 19h, ingressava no cursinho Pé de Chinelo, voltado para o vestibular.
Glebson, pai de três filhos, também reside com três enteados e é beneficiado pelo Bolsa Família. Ele iniciou no trabalho ainda na infância, seguindo a profissão do pai, um carroceiro de longa data. Apesar de todo o esforço, a remuneração do trabalho é inferior a um salário mínimo mensal.
Foto: arquivo pessoal