Foto: Divulgação
No último domingo (6), foi realizado na Arena Estadual Oeste do Pará, em Santarém, o Campeonato Combatente 2025 de Jiu-Jitsu, reunindo 260 atletas dos municípios de Santarém, Alenquer, Itaituba, Rurópolis, Juriti, Óbidos, Prainha, além dos estados de Mato Grosso-MT e Amazonas-AM.
O evento contou com as categorias masculinas e femininas Gi/NoGI do infantil, juvenil e adulto, com disputas que movimentaram o espaço. O Campeonato contou com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), com a organização do professor e atleta de Jiu-Jitsu Veri Pedroso.
O secretário da Seel, Cássio Andrade, ressaltou o grande evento esportivo realizado na Arena Oeste de Santarém. “Uma competição importante do jiu-jitsu sendo em um dos maiores palcos esportivos do estado, que é a nossa Arena Oeste. Nós do Governo do Pará, por meio da Seel, estamos buscando levar cada vez mais competições para o espaço e com isso, os nossos atletas terem o conforto de lutar ou praticar qualquer outra modalidade com segurança e qualidade”, disse o secretário.
Para o organizador do evento, Veri Pedroso, o evento reforça a importância da arte marcial como um instrumento de integração social e fortalecimento dos laços familiares. “Estamos vendo aqui muitos jovens, adultos e atletas de todas as idades que participam ativamente desse processo. O Jiu-Jitsu vai além do esporte: é uma ferramenta poderosa para mudanças positivas na sociedade”, disse o professor.
Além de ressaltar a importância da estrutura do ginásio para o sucesso da competição, o professor enfatizou o impacto positivo do evento para a comunidade do Jiu-Jitsu local. “O esporte em Santarém só tem a ganhar com iniciativas como essa, que fortalecem os atletas e incentivam a prática da modalidade”, completou.
Com o apoio do Governo do Pará, a organização busca expandir o campeonato para outras regiões do estado, levando o espírito esportivo e a disciplina da modalidade para mais atletas e comunidades.
Texto: Pedro Moraes com a supervisão de Jessé Lima