CAC ajuda empresas a colherem melhores resultados com ferramentas de MKT

Por João Paulo Duarte

Me diz, você sabe o que é CAC?
Tem problemas em conquistar clientes? Nunca sabe quais meios de mkt(marketing) usar?

CAC é uma métrica essencial para mensurar a saúde financeira de uma empresa.
CAC- Custo de Aquisição de Clientes: É um cálculo simples que permite avaliar a eficiência do seu marketing. Custo de Aquisição por Cliente (CAC), apresenta o quanto uma empresa paga para conquistar um novo cliente para o seu estabelecimento

O cálculo deve ser feito periodicamente, ou seja por períodos. O ideal é fazê-lo todo mês, para avaliar de perto e com precisão a eficiência das campanhas publicitárias.

Para calcular o CAC, a empresa precisa levantar todos os gastos que envolvem a conquista de clientes. Deve então somar todos esses gastos e dividir pelo número de clientes conquistados no período.

Por exemplo: se em um mês a empresa gasta R $6.000 para conquista de clientes e consegue 30 clientes novos, o Custo de Aquisição de Clientes é de R $200. Sabendo esse valor, o gestor pode avaliar que tipo de estratégia é mais compensatória para o seu negócio.

Outro exemplo: investimento total, ou seja, todos os gastos: R $10.000.00. total de clientes conquistado no período: 80 clientes.

CAC= R$ 10.000.00/ 80 clientes= R$ 125.00

CAC= R$ 125.00

Outro exemplo: você investiu R $150 nas áreas de marketing e vendas e conquistou em 6 meses 10 novos clientes. De acordo com o cálculo, seu custo de aquisição de clientes é de R $15 a cada semestre. Conta: 150/ 10= 15.