Bruno CroCop: uma história de superação

Foto: Reprodução/Internet

O lutador chegou a morar por mais de um ano na rua, mas isso não o impediu de correr atrás do seu sonho: ser campeão no MMA

Um dos grandes destaques do MMA, Artes Marciais Mistas, do Estado do Pará é o lutador Bruno Lobato, conhecido como “ Bruno CroCop”. Natural de Marituba, o paraense já foi quatro vezes o número 1 do país no esporte, tem mais de 40 lutas fora do Brasil e considerado o atleta com maior lutas internacionais do Pará. Além disso, é o maior atleta do Brasil com mais números de cinturões.

No entanto, o seu trajeto foi difícil para entrar no esporte. Seu primeiro contato com MMA foi aos onze anos de idade. Um ano depois, ao receber a notícia que seu pai estava doente, Bruno resolveu ir para Belém se despedir. “ Uma criança de doze anos não conhece a capital e eu não conhecia realmente ninguém. Naquela época não tinha celular para falar com as pessoas. Então, eu fiquei na Praça São Pedro, sem horizonte nenhum. Fiquei muito tempo, nisso eu virei morador de rua por um ano e meio.” diz

Porém, isso não foi um impedimento para alcançar o seu sonho. Por um tempo Bruno conseguiu morar em algumas academias de Artes Marciais pelo Brasil. Ao voltar para o Pará, começou a trabalhar em um lixão de Vigia, com recicláveis. “Uma vez eu peguei uma sacola cheia, que pesava mais de cem quilos. Coloquei na minha costa e quando eu ia caminhando até o caminhão, eu sentia aquele caldo do lixo, escorrer pelo meu rosto. Quando isso aconteceu, eu falei assim: ‘A partir de agora, na minha próxima luta, eu vou dar tudo de mim e vou ser o melhor para que eu possa mudar de vida’”, relembra.

A partir daí, com seu empenho e dedicação foi possível ver seu crescimento no mundo da luta. Recentemente, o lutador participou da trigésima edição do Evento sérvio SBC (Serbian Batllet Championship). “Fiz uma grande luta. Houve algumas complicações e acabei perdendo por pontos, mas o evento não foi registrado pelo fato de não ter acordo com a organização. Isso não somou como negativo. No mês de junho, tenho uma luta nos Estados Unidos. Aonde vou mais uma vez representar nossa bandeira, representar o nosso Pará” conta.

Com base na sua história de superação, Bruno decidiu criar o Projeto Social “Geração Campeã” que forma atletas na comunidade. O projeto conta com apenas a ajuda da empresa Norte Empreendimentos. “Estamos correndo atrás de parceiros para ainda mais essa nova geração. Deus me ajudou lá atrás, me tirou da rua, me fez um campeão, me deu forças. Hoje, quero retribuir para outras pessoas, outras crianças, outros jovens que tão vindo aí. Acredito que o esporte é inclusão social e nós temos que investir. O esporte ele salva vidas, eu sou exemplo vivo disso”, finaliza.

Por Beatriz Manarte, Revista Bacana