Durante agenda pública no município de Breves, no arquipélago do Marajó, no sábado (2), o governador do Estado, Helder Barbalho, anunciou investimentos da gestão estadual em obras de instalação de rede elétrica para atender às famílias do município que ainda carecem do serviço. No total, serão instalados mais de 16 km de rede elétrica trifásica e 6,31 km de rede bifásica, beneficiando 241 famílias da comunidade Mainardi com investimentos de R$ 5,8 milhões.
As obras, que incluem ainda a construção de oito travessias de rios, com extensão acima de 200 metros, serão operacionalizadas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e da empresa Equatorial Energia, no âmbito do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS). O objetivo é colaborar com o aumento da qualidade de vida dos cidadãos, garantindo condições favoráveis para que empreendedores possam armazenar seus produtos e manter as suas atividades, a partir de agora, com uma rede de energia constante e de qualidade.
Com objetivo de oferecer atendimento centrado na atenção integral e multidisciplinar à saúde materno-fetal e neonatal, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), assinou convênio com a Prefeitura de Breves para construção do Hospital Materno Infantil de Breves, no arquipélago do Marajó.
“Hoje é um dia histórico. Poder liberar R$ 19 milhões para a construção do Hospital Materno Infantil do Marajó é a realização de um sonho. Um empenho para que, juntos, possamos cada vez mais estruturar a saúde pública e fortalecer o atendimento nesta região e descentralizá-lo para que não precisemos mais ter que ir até Belém para receber atendimento. Com isso vamos fortalecer com zelo e cuidado para as mães e bebês, enfim, com a vida da população marajoara”, disse o governador Helder Barbalho, que cumpriu agenda pública no município para assinar a ordem de serviço.
Na oportunidade, o chefe do Executivo Estadual também anunciou a construção da Policlínica de Breves, com mais de 30 especialidades médicas, que vai descentralizar o atendimento médico na região.
O município de Breves, na ilha do Marajó, receberá 12 quilômetros de pavimentação de vias urbanas através do programa “Asfalto Por Todo o Pará”, desenvolvido pelo Governo do Estado e executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP). A ordem de serviço foi assinada pelo chefe do executivo estadual, Helder Barbalho, durante agenda na região.
“Queria também festejar mais asfalto e pavimentação. Eu sei o quanto isso é um desafio de um prefeito e Breves é uma cidade que cresce muito, tem vias muito largas e nós precisamos ajudar o município nessa parceria para garantir com que nós tiremos o povo da lama no inverno, da poeira do verão e por isso nós estamos autorizando 12 km de asfalto para as comunidades e bairros do município”, destacou o governador do Estado.
Por Agência Pará
Foto: Marcelo Seabra /Ag. Pará