Um projeto de lei que visa incluir as academias e outros estabelecimentos destinados à pratica de atividades físicas como essenciais, foi protocolado na Câmara Municipal de Belém pelo vereador Renan Normando (Podemos). Assim, a medida quer liberar para prestar atendimento ao público durante a pandemia.
Durante a pandemia a saúde e o bem estar tem sido impactado de diversas formas, tanto física quanto psicológica, de acordo com o autor do projeto. “Entendo o quão são importantes os esportes e as práticas de exercícios físicos para contribuir no aumento da imunidade e amenizar as sequelas causadas pela covid-19 e pelo isolamento social”, disse o vereador em suas redes sociais.
Ele aguarda apreciação do projeto, mas afirma que foi elogiado por alguns colegas do parlamento municipal pela ideia. O projeto do vereador inclui ainda artes marciais, natação, hidroginástica, estúdio de pilates e fisioterapias. No dia 9 de março, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou um decreto que proibiu o funcionamento das academias por sete dias no Pará.