Belém tem redução de locais para testes de Covid-19

Foto: João Gomes/COMUS

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou que houve redução do percentual de casos positivos na capital paraense, assim como queda na procura por testes rápidos. Diante do novo cenário, a Prefeitura comunicou que manterá apenas um centro de testagem rápida, a partir de segunda-feira (14).

De acordo com o órgão, no período de 24 de janeiro até a última sexta-feira (11), 6.732 pessoas foram testadas e 1.462 (21,7%) tiveram resultado para a doença.

Com a redução do número de casos, a Sesma manterá 200 testes rápidos por dia, das 09h às 12h, na Faculdade Cosmopolita, localizada na avenida Tavares Bastos, 1.313, no bairro da Marambaia.

O serviço também continua disponível em oito Unidades Básicas de Saúde (UBS), todos os dias da semana, funcionando 24 horas. Também há outras duas unidades, na Sacramenta e na Marambaia, que não são 24 horas, mas que funcionam com atendimento exclusivo para as pessoas que precisam se testar.

Pessoas assintomáticas, que tiveram contato direto com casos confirmados de covid-19, devem permanecer em observação e reforçar as medidas de distanciamento social e o uso de máscara em todos os ambientes.

Após a confirmação de um caso de covid-19 deve ser iniciado imediatamente o isolamento social, que só deve ser suspenso após dez dias da data de início dos sintomas, desde que o paciente permaneça sem febre, sem o uso de medicamentos antitérmicos há, pelo menos, 24 horas e com remissão dos sintomas respiratórios.

Vacinação no Pará

O Pará, que tem pouco mais de 8 milhões de habitantes, tem 6 milhões de moradores imunizados com a primeira dose e 5,5 milhões deles também com a segunda. Já a terceira dose foi recebida por 949 mil pessoas.

Ainda segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), 89,2 mil crianças entre 5 e 11 anos receberam a primeira dose.

Confira os locais de realização de teste em Belém:

Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimento exclusivo para os casos de síndrome gripal e covid-19, com funcionamento 24h:

  • UBS do Jurunas: rua Fernando Guilhon, s/n, entre Passagem Jacob e Trav. Monte Alegre;
  • UBS do Bengui I: rua Benfica, esquina com São Pedro, s/n;
  • UBS do Tapanã: rua São Clemente, s/n;
  • UBS de Icoaraci: rua Manoel Barata, 840, entre Itaboraí e São Roque, próximo ao colégio Madre Celeste;
  • UBS do Carananduba (Mosqueiro): praça do Carananduba, s/n, entre avenida Beira Mar e rua Santo Antônio;
  • UBS da Baía do Sol (Mosqueiro): avenida Beira Mar, s/n, próximo ao mercado da Baía do Sol.

Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimento exclusivo para os casos de síndrome gripal e covid-19, com funcionamento das 8h às 18h:

  • Unidade Municipal de Saúde da Sacramenta: avenida Senador Lemos, esquina com avenida Doutor Freitas;
  • Unidade Municipal da Marambaia: avenida Augusto Montenegro, s/n.

Unidades Básicas de Saúde (UBS), com funcionamento 24h, que seguem atendendo todas as linhas de cuidado, incluindo os casos de síndrome gripal e ou casos leves e moderados da covid-19:

  • Unidade Municipal de Saúde de Outeiro: rua Manoel Barata, 2373-2397, São João do Outeiro;
  • Unidade Municipal de Saúde de Cotijuba: rua Manoel Barata, s/n.

Por G1 Pará