Uma delegação de diplomatas do Vietnã, Camboja, Indonésia, Timor-Leste, Tailândia, Malásia e Singapura, nações integrantes da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), está em Belém para uma visita oficial. A meta é intensificar as relações bilaterais e identificar oportunidades através de um Acordo de Cooperação Técnica, nos campos do desenvolvimento sustentável, economia verde, turismo e comércio internacional.
O secretário Paulo Bengtson, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (Sedeme), recebeu a comitiva do bloco asiático, que foi recebida pelo embaixador Unaldo Vieira de Souza, coordenador de Relações Internacionais do Pará em Brasília (DF).
O presidente do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra/Fiepa) e do Centro das Indústrias do Pará (CIP), José Maria Mendonça, também acolheu a delegação asiática, juntamente com representantes de organizações privadas, associações e outras autoridades. Na tarde da quarta-feira passada (8), a reunião aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).
O secretário Paulo Bengtson liderou a agenda. Ele enfatizou a relevância estratégica do Pará no contexto global, sublinhando a contribuição do Estado para o crescimento econômico sustentável, a transição energética, a bioeconomia e, sobretudo, a conservação da floresta amazônica.
Bengtson demonstrou o potencial econômico do estado naquele momento. O Pará ocupa a segunda posição entre os maiores produtores de minerais do Brasil, produzindo 302,9 milhões de toneladas em 2024.
Foto: Agência Pará