Fotos: Liliane Moreira, Jader Paes/Agência Belém e Divulgação
Lei sancionada por Igor Normando permite que empresas e instituições adotem praças públicas; Praça da Bandeira será a primeira, com museu e áreas de lazer
O prefeito de Belém, Igor Normando, sancionou a Lei 9.881/2025 que cria o programa “Adote uma Praça”, permitindo parcerias entre poder público, iniciativa privada e outras instituições para revitalização de espaços urbanos. O Exército Brasileiro será o primeiro adotante, assumindo a construção, manutenção e segurança da Praça da Bandeira, no bairro da Campina, que ganhará museu, quadra poliesportiva e áreas de alimentação em um projeto de 10 mil m². “É um ganho significativo para a cidade, com segurança e qualidade para as famílias”, afirmou Normando.
O programa, coordenado por uma secretaria municipal específica, busca melhorar a conservação e infraestrutura das praças através de parcerias que incluem instalação de mobiliário urbano, pontos de hidratação e programação cultural. Segundo Fábio Rodrigues, secretário de Desoneração e Parcerias, a iniciativa permite “melhores experiências para a população sem comprometer os recursos públicos”, com espaços mais cuidados e atrativos através do engajamento comunitário e privado. A lei estabelece comissão multissetorial para monitorar os projetos e regras para identificação dos parceiros nos locais adotados.



