Neste ano, a Feira do Pescado, durante a Semana Santa, não terá a concentração em pontos específicos, por causa da pandemia de covid-19, mas o serviço de entrega em casa evitará aglomeração e garantirá o cumprimento das medidas do lockdown. Clientes que desejarem ver o pescado antes de comprar poderão se dirigir aos estabelecimentos parceiros.
A decisão foi tomada em comum acordo entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e os fornecedores da Região Metropolitana de Belém. A Feira do Pescado 2021 será realizada entre os dias 29 de março e 2 de abril. A medida está alinhada com o decreto governamental 1.391, publicado na sexta-feira (19), que garante o abastecimento a partir da proibição da saída de pescado dos limtes territoriais do Estado.
A proibição da saída do peixe do Estado é válida para toda e qualquer espécie in natura, fresco, resfriado, congelado e curado (salgado), entre 23 de março e 1º de abril 2021, exceto pescado congelado e com selo de aprovação do Serviço de Inspeção Federal (SIF), expedido em favor de indústrias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Os estabelecimentos parceiros serão divulgados nos próximos dias e, além de peixe, haverá frutos do mar, como moluscos, camarão e caranguejo, mas os preços desses produtos não entram na tabela. A redução da margem de lucro dos fornecedores é compensada pela divulgação. Eles vendem mais e garantem clientes para o resto do ano.
Entre os critérios para a definição dos parceiros está a variedade de espécies; facilidade de pagamento via cartão, dinheiro e PIX; e a logística para a entrega em domicílio para a Região Metropolitana de Belém. Alan alerta, porém, que as encomendas não devem ser deixadas para a última hora. Nos próximos dias, a Sedap informará os números de contatos e endereços dos fornecedores parceiros da Feira do Pescado 2021.