Belém deixa ranking das cidades mais violentas do mundo, aponta estudo internacional

Estudo divulgado pela instituição internacional “Segurança, Justiça e Paz” aponta que Belém deixou a lista das cidades mais violentas do mundo. Os dados foram divulgados na última terça-feira (20) e correspondem ao ano de 2020. Há pouco mais de dois anos, a realidade de quem vive no Pará é outra.


Isso é resultado dos investimentos realizados pelo governo do Estado, que fortalece a integração entre as forças de segurança pública. A capital paraense, que esteve na 10ª posição em 2017 e no 12º lugar em 2018 no ranking das cidades mais violentas, hoje registra queda significativa no número de homicídios.


A redução é de 68%, ao comparar o período de 1º de janeiro a 19 de abril dos anos de 2020 e 2021. A saída de um ranking mundial tão negativo, de acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, é consequência do empenho e da integração de todos que fazem a segurança pública no Estado.


“É com grande satisfação que a gente constata que nenhuma cidade do Pará consta dessa lista. Uma lista em que a capital do Estado, por exemplo, compunha por muito tempo. Das 50 cidades mais violentas do mundo, com base nos dados de 2020, o Pará está fora dessa relação. Isso é resultado do trabalho integrado, o empenho realmente muito grande dos órgãos de segurança, em especial da RMB (Região Metropolitana de Belém), que têm conseguido grandes êxitos, inclusive retirar Belém dessa triste lista”, disse.


“Resultado de uma polícia mais presente, com investigações precisas da Polícia Civil, um controle penitenciário, uma perícia técnica de qualidade. Tudo isso resultando, realmente, num maior enfrentamento aos crimes violentos, e os resultados obtidos”, avaliou o gestor.
Os municípios de Ananindeua, Altamira e Marituba também figuraram entre os municípios mais violentos do Brasil em 2017, segundo o estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que teve como base ao Atlas da Violência, divulgado em 2019.

Ananindeua, no período de 1º de janeiro a 19 de abril, ao comparar os anos de 2017 e 2018, registrou queda de 74% no número de homicídios. Em Marituba, no mesmo período, a diminuição do crime de homicídio foi de 86%.