Barcarena foi uma das sete cidades brasileiras selecionadas para a 4ª e última fase do Edital Melhoria da Educação, realizado pelo Itaú Social, no ciclo 2021-2024. Em todo o país, 144 municípios se inscreveram para participar da iniciativa. Com a lista divulgada nesta quinta-feira (15), as outras seis cidades selecionadas foram Balsas (MA), Parauapebas (PA), Maranguape (CE), Luziânia (GO), Itapevi (SP) e Suzano (SP).
Nesta etapa, ocorre a implementação inicial dos projetos, quando serão realizadas ações de aproximação e combinados de planejamento e de formação para a implementação preliminar das tecnologias educacionais. Este último ciclo será realizado entre os meses de agosto e outubro. “A partir de agora, nós teremos assessoria direta do Itaú Social, fazendo análise dos nossos dados e criando instrumental para que a gente possa intervir em todas as áreas da educação e melhorar ainda mais os nossos índices dentro do padrão nacional”, explicou a secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos.
A divulgação final dos selecionados deve ocorrer em novembro. Os escolhidos receberão apoio técnico ao longo da gestão em exercício (2021 a 2024), que envolve processos formativos dos profissionais a partir da implementação de tecnologias educacionais, metodologias que auxiliarão a enfrentar os problemas identificados pelo planejamento estratégico. “Pra nós, estar nessa final já é uma grande vitória, pois estávamos concorrendo com municípios de todo o país, inclusive com cidades que já participaram do projeto anteriormente”, acrescentou Ivana.
Iniciativa – O Melhoria da Educação nasceu em 1999, com o propósito de desenvolver ações de formação e qualificação técnica de gestores e gestoras municipais de educação e suas equipes para contribuir com o planejamento, formulação, implementação e acompanhamento da política educacional. A atuação da iniciativa se dá por meio da implementação de tecnologias educacionais, cursos, encontros formativos e assessorias técnicas. Somente em 2020, o projeto esteve presente em 695 secretarias municipais, com a participação de 9.078 gestores e três milhões de estudantes beneficiados.
Por prefeitura de Barcarena
Foto: prefeitura de Barcarena