Bacon de peixe: uma inovação gastronômica

Foto: Arquivo Pessoal

Conheça o bacon de peixe que promete ter o gosto do tradicional bacon de porco

Já ouviu falar em bacon de peixe? Isso mesmo! Você não leu errado. Inicialmente pode parecer estranho, porque o que é mais usado e conhecido é o bacon de porco. Mas essa nova iguaria tem se destacado e faz um grande sucesso em Santarém, no Pará.

O chef que está por trás dessa criação é o Ricardo Branches que desde oito anos de idade ama cozinhar. A sua ideia de criar o bacon de peixe veio quando estava fazendo a sua pós-graduação, em Minas Gerais. “Nossa região tem a tradição do pirarucu salgado e do defumado. Porém, a técnica empregada, segue um caminho que deixa um retrogosto que não me agradava. A  partir daí, fui estudar, analisar outras possibilidades e outros peixes. Realizei curso de charcutaria, defumação e fiz minha pós-graduação em cima desse trabalho” diz.

O chef usa algumas espécies de peixes para fazer o bacon, entre elas estão: pirarucu, Surubim e o Cujuba. Para que a textura fique igual a do bacon de porco é preciso respeitar o modo de preparo. “Quem manda é o peixe! Quanto melhor, mais fresco, limpo e gorduroso ele for, melhor será o resultado final. As temperaturas devem ser respeitadas bem como as ervas aromáticas usadas no processo devem ser de boa procedência”, explica.
A sua inovação gastronômica é de bastante sucesso e que pode ser usada em diversos pratos. O chef Ricardo Branches, separou uma receita do seu bacon de peixe. Dê uma conferida:

Carbonara de Bacon de Peixe
Ingredientes
Azeite
– 3 gemas
– 1 colher de trigo
– Sal, pimenta do reino a gosto
– 100 g de queijo parmesão ralado
– 120 g de bacon de peixe em cubos pequenos
– 200 g de massa fresca longa de sua preferência

Modo de preparo

Passar os cubos de bacon de peixe no trigo para selar em uma frigideira com um pouco de azeite. Reserve. Cozinhar a massa em bastante água (2L), já salgada. Juntar as gemas, o queijo ralado, sal e um pouco de azeite. Misture bem. Quando a massa estiver no ponto de sua preferência, escorra, salvando um pouco da água do cozimento.

Leve a mesma frigideira onde selou o bacon, em fogo baixo, e junte a mistura com as gemas. Com muita atenção mexa ate que emulsione, mas com cuidado para não “talhar” para gema não fique com o aspecto de ovo frito. Junte metade dos cubos de bacon de peixe deixando o restante para finalizar.

Em prato fundo, com a ajuda de um garfo e uma concha, retire o macarrão fazendo movimentos horários, para que o macarrão fique bem centralizado e arrumado no prato. Pronto, a sua Carbonara de bacon de peixe está pronta.

Por Beatriz Manarte, Revista Bacana