Marcelo Andrade, dono do Areal Rio Capim, situado no KM 39 da PA-256, que se baseia no tráfego da rodovia para extrair e comercializar seus produtos, acredita que a pavimentação e a edificação de sete pontes ao longo da rota, realizadas pelo Governo do Estado, impactam diretamente no crescimento econômico, segurança e rapidez para os habitantes e para a indústria local.
Desde 2019, o Governo do Pará entregou 115 pontes em várias regiões, construídas com fundos estaduais, e 241 pontes construídas através de acordos com prefeituras. No momento, existem mais de 90 pontes sendo construídas com fundos estaduais e convênios. A edificação das pontes requer estudos técnicos e ambientais da Seinfra, que aplica tecnologias inovadoras e técnicas construtivas sofisticadas.
A troca de pontes de madeira por estruturas de concreto armado é uma das estratégias mais eficientes, proporcionando maior durabilidade, resistência e segurança aos usuários, além de diminuir os gastos com manutenção a longo prazo. Em 2025, a ponte sobre o Rio Alto Capim, com quase 600 metros de extensão, foi inaugurada pelo Governo do Estado.
Dentre as entregas realizadas no ano passado, merecem destaque: a ponte sobre o Rio Fresco; a ponte de concreto em Santana do Araguaia; e a ponte sobre o rio Itacaiúnas, em Marabá. As principais pontes em construção incluem: a ponte sobre o Rio Maguari, em Ananindeua, que ligará a Avenida Augusto Montenegro, na região do Conjunto Maguari, à Avenida Governador Hélio Gueiros.
A ponte de São Domingos do Capim, com 764 metros de extensão e construída inteiramente em concreto; e a ponte Icoaraci/Outeiro, que já tem 75% dos trabalhos finalizados.
Foto: Roni Moreira – Agência Pará