Atlas da Amazônia Brasileira amplia debate ambiental no ano da COP 30

Foto: Gabriela Carrera

Publicação organizada por fundação alemã será lançada nesta quarta-feira (23), na Casa Balaio, em Belém

Será lançado, em Belém, nesta quarta-feira (23), às 18 horas, em evento na Casa Balaio, o Atlas da Amazônia Brasileira, uma publicação com 32 artigos de amazônidas e pesquisadores da região. Iniciativa da Fundação Heinrich Böll, organização política alemã com presença em 35 países, o trabalho reúne dados e saberes da maior floresta tropical do mundo e amplifica o debate ambiental no ano da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas no Brasil, a COP 30, que ocorre em novembro na capital paraense.

O evento terá a participação de jornalistas, acadêmicos, ativistas, comunicadores, gestores públicos e parlamentares. Serão realizadas duas mesas de diálogos com autores do Atlas, membros do Conselho Editorial e facilitadores, com foco no conhecimento e saberes dos territórios para ação e resistência e no protagonismo amazônidas na crise climática.

Pela primeira vez pensado e produzido no Sul Global, países localizados majoritariamente no hemisfério sul e que possuem desafios semelhantes de desenvolvimento econômico e social, ainda que em contextos culturais diferentes, o Atlas da Amazônia Brasileira propõe a abordagem de temas que afetam a floresta e suas comunidades sob a ótica dos próprios amazônidas e de pessoas com longa conexão com o território.

“Em meio à crise climática global, o lançamento do Atlas da Amazônia Brasileira é um marco essencial para ampliar o debate sobre o futuro e os desafios da região – especialmente em ano de COP 30 e com o evento sendo realizado em Belém. A Fundação Heinrich Böll, que acompanha todas essas questões desde o início de sua presença no Brasil, no ano 2000, está muito satisfeita de lançar a coletânea e espera que o material possa provocar diálogos pela justiça socioambiental e inspirar soluções para as adversidades que a Amazônia e seus povos enfrentam”, afirmou Regine Schönenberg, diretora da Fundação Heinrich Böll no Brasil.

O Atlas aprofunda temas cruciais para a Amazônia e indica alternativas para um desenvolvimento sustentável e justo. Estão na pauta a preservação ambiental e os saberes ancestrais, a cultura e a educação locais, os desafios fundiários e o desmatamento, o impacto das mudanças climáticas, a luta das mulheres amazônidas pela justiça socioambiental e a crescente violência e exploração ilegal, como na mineração. A obra também questiona a utilização dos recursos naturais como moeda e a prática do “greenwashing”, o marketing que vende produtos e serviços como sustentáveis sem que isso seja verdade.

Para Regine, a Fundação Heinrich Böll desempenha um papel fundamental, às vésperas do maior debate climático do planeta, de atuar como agente de mudança para e pela Amazônia. “Defender os direitos territoriais dos povos amazônidas e preservar seus modos de vida devem ser prioridades em qualquer debate sobre soluções para a crise climática. Este é o momento de agir: proteger, preservar e garantir que a Amazônia continue de pé, não apenas para o Brasil, mas para o planeta”, assinalou.

Sobre a Fundação Henrich Böll

A Fundação Heinrich Böll é uma organização política alemã, presente em 35 países. Seus escritórios na América Latina têm um compromisso especial com as organizações da sociedade civil do campo crítico porque acreditam que essas são fundamentais para o fortalecimento democrático. Promover diálogos pela democracia e buscar a garantia dos direitos humanos; atuar em defesa da justiça socioambiental; defender os direitos das mulheres e se posicionar como antirracista são os valores que impulsionam as ideias e ações da Fundação.

No Brasil, a organização apoia projetos de diversas organizações da sociedade civil, organiza debates e produz publicações gratuitas. No campo da justiça socioambiental, busca fortalecer o debate público que alie a defesa do meio ambiente com a garantia dos direitos dos povos do campo e da floresta. Para mais informações, acesse https://br.boell.org/pt-br