A Assembleia de Deus completa 110 anos de uma história que iniciou em Belém do Pará, no período da Belle Époque, no início do Século XX. Com o tema “Guiados pela Bíblia e pelo Espírito Santo” e considerada Patrimônio Cultural, Histórico e Turístico do Pará, por meio da Lei Estadual nº 8.513, de 20 de Junho de 2017, a Igreja realiza as celebrações oficiais, no período de 18 a 20 de junho, com vasta programação, no Centenário Centro de Convenções, na rodovia Augusto Montenegro, com a participação de líderes da denominação religiosa de vários estados brasileiros e autoridades políticas municipais, estaduais e nacionais.
A comemoração de aniversário da Assembleia de Deus já faz parte do calendário da cidade, que conta com 540 templos na capital e 140 mil membros. No Pará, a Igreja possui mais de 700 mil membros e 22 milhões em todo o território brasileiro. Por todo o mundo, existem aproximadamente 50 milhões de assembleianos. Um dos momentos mais esperados será a reconstituição para relembrar a chegada dos suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da Assembleia de Deus no Pará e no Brasil. O evento acontece na manhã de sábado (19), às 9 horas, na Escadinha, no Porto de Belém.
O evento já é tradição na cidade e atrai cerca de 50 mil pessoas a cada edição, vindas de navios e vestidas em trajes de época, do século XX. No entanto, por medidas restritivas em virtude da pandemia, o número será restrito a poucos convidados, para evitar aglomerações. No início do século XX, os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, receberam em profecia a ordem de que tinham que pregar o evangelho num lugar chamado Pará. Ao pesquisarem num mapa, descobriram que era um local distante, localizado na Amazônia.
Sem dinheiro e sem entenderem o idioma português, partiram de Nova York rumo a capital paraense. Os missionários desembarcaram em Belém, no dia 19 de novembro de 1910. Aqui conheceram o casal Henrique e Celina Albuquerque, que cederam sua casa para realizar as primeiras reuniões pentecostais. E foi em uma dessas reuniões que Celina de Albuquerque, recebeu o Batismo no Espírito Santo, a primeira pessoa brasileira a vivenciar a experiência sobrenatural de falar em outras línguas.
Depois de muitos encontros, finalmente, no dia 18 de junho de 1911, os dois suecos fundaram em Belém a Missão da Fé Apostólica, que sete anos depois foi registrada como Assembleia de Deus. A Assembleia de Deus é uma igreja missionária, com forte atuação na América do Sul, África e Ásia e outros países. Além de missões internacionais, a Igreja presta relevantes serviços às comunidades carentes da Região Metropolitana e ribeirinhas; com a “Missão de Construção e Reformas de Casas”, amparam pessoas que vivem em vulnerabilidade social, em condições de moradias precárias, seja construindo ou reformando casas, benefícios que trouxeram dignidade para 149 famílias.
Seguindo o exemplo de Jesus na ajuda aos necessitados, a “Missão Contra a Fome” estende o amor de Deus por toda a comunidade para saciar a fome de famílias que se encontram em extrema pobreza, com doação de 300 cestas de alimentos diariamente. Cada projeto desenvolvido vai além da própria ação: tem a missão de possibilitar a mudança, garantir melhorias e salvar vidas. Nesse sentido, a “Missão Mais Puro Leite”, colabora para salvar a vida de bebês prematuros e em situação vulnerável, a partir de 70 postos de coleta de leite materno, instalados nos templos da igreja por toda Belém, em parceria com o Corpo de Bombeiros e Santa Casa de Misericórdia do Pará.
Outra frente de trabalho social é a assistência aos imigrantes venezuelanos, com atendimento de aproximadamente 80 pessoas em uma casa de passagem. Com emissoras de rádio e televisão, veiculados pela Rede Boas Novas, e projetos na internet, a denominação tem propagado o evangelho em diversas partes do mundo.
PROGRAMAÇÃO
Sexta (18.06)
19h – Culto Solene de Abertura
Local: Centenário Centro de Convenções – Av.Augusto Montenegro, Km 3.
Sábado (19.06)
8h – Inauguração da nova sede do Museu Histórico Nacional
Local: Avenida Nazaré
9h – Reconstituição da Chegada dos Pioneiros Daniel Berg e Gunnar Vingren
- Encenação a céu aberto que reconstitui a chegada de Daniel Berg e Gunnar Vingren à capital paraense. O objetivo é reviver a história para que as gerações atuais conheçam sobre o nascimento da Igreja Assembleia de Deus em Belém e no Brasil.
Local: Escadinha (Estação das Docas), no Cais do Porto de Belém.
Domingo (20.06)
19h – Celebração nos Templos da Assembleia de Deus
Por Ascom Assembleia de Deus
Foto: divulgação