Araquém Alcântara, um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil, apresenta uma perspectiva nova em seu novo trabalho. A mostra “Amazônia das Crianças” retrata e dá voz a 15 meninos e meninas que vivem na maior floresta tropical do planeta.
A entrada é gratuita. As imagens retratam como é viver a infância na imensidão do bioma amazônico, em relatos inspirados no cotidiano e nas lendas da região. A mostra segue em cartaz até 10 de dezembro no espaço Ver-o-Rio, em Belém, na programação da Virada Sustentável.
A mostra marca o pré-lançamento do livro homônimo “Amazônia das Crianças”, primeira publicação infantil de Araquém Alcântara, premiado fotógrafo paulista que já lançou mais de 60 títulos literários sobre temas ambientais.
Realizou 75 exposições individuais, além de inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas nacionais e estrangeiras ao longo de 50 anos de carreira. Na obra, são as próprias crianças que contam, em primeira pessoa, como é viver a infância na imensidão do bioma amazônico, em relatos inspirados no cotidiano e nas lendas da região.
Foto: Araquém Alcântara