A segurança na terra indígena Xipaya, no sudoeste do Pará, será reforçada pela Polícia Federal. Por meio de nota, divulgada na tarde desta sexta-feira (15), a PF informou que uma equipe da Força Nacional de Segurança já está no território Xipaya para evitar que haja confronto entre indígenas e garimpeiros. Além de agentes da PF, equipes do ICMBio, Força Nacional, Ibama e Funai foram mobilizados para reprimir qualquer atentado aos direitos da comunidade indígena Xipaia e infrações a crime ambientais.
Na região de Itaituba, Altamira, Novo Progresso e São Félix do Xingu, as ações ocorrem de forma ostensiva no âmbito da operação Guardiões do Bioma. Os ânimos se afloraram naquela área após denúncias feitas pelos indígenas de invasão por garimpeiros praticando crimes de extração ilegal de minérios na região da Reserva Extrativista do Iriri e possíveis crimes contra a comunidade indígena Xipaya.
Em paralelo, outras equipes da Força Nacional e da Polícia Federal em Itaituba/PA estão em deslocamento, com apoio da FUNAI, para a mesma região, de forma a reforçar a segurança e combater o garimpo ilegal na Reserva Extrativista do Iriri e na Terra Indígena Xipaua.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil