Ancelotti será o 4º técnico estrangeiro que a Seleção já teve: confira os outros

Carlo Ancelotti se tornará o quarto treinador estrangeiro a dirigir a seleção brasileira ao longo da história. Nesta segunda-feira, 12, ele foi confirmado como o novo técnico do Brasil, com a meta de vencer a Copa do Mundo de 2026. Ao longo de quase um século de existência (desde o primeiro jogo em julho de 1914), a seleção brasileira contou com 35 técnicos, além de outros 19 como interinos.

Nesta relação, destacam-se o uruguaio Ramón Platero, o brasileiro Joreca e o argentino Filpo Nuñez. Trio que disputou sete jogos, obtendo cinco triunfos, um empate e uma derrota.

–  Ramón Platero – Uruguaio – 1925: Ramón Platero, uruguaio, foi o primeiro estrangeiro a dirigir a equipe brasileira e o único a fazê-lo em uma competição. Em 1917, ele conquistou o título sul-americano de treinador pela sua nação, chegando ao Brasil dois anos depois para trabalhar no Fluminense. Ele também teve experiências no Flamengo e no Vasco. Foi no clube de São Januário que surgiu a chance de comandar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de 1925, realizado na Argentina, uma versão anterior do que hoje conhecemos como Copa América.

–  Joreca – Português – 1944: Jorge Gomes de Lima, mais conhecido como Joreca, é o único treinador europeu que já dirigiu a seleção brasileira. Nascido em Lisboa, chegou ao Brasil na juventude e percorreu uma trajetória intrigante até se tornar treinador. A sua primeira vivência no futebol ocorreu na função de jornalista. Comentarista de rádio, começou a conciliar seu tempo com a faculdade de educação física no começo da década de 40, chegando a atuar como árbitro antes de encontrar grandes oportunidades no campo de futebol.

– Filpo Nuñez – Argentino – 1965: Filpo Nuñez foi o único argentino a dirigir a seleção brasileira, numa circunstância tão marcante quanto surpreendente. Em 1965, Vicente Feola comandava a seleção bicampeã mundial, contudo, a Confederação Brasileira de Desportos decidiu que o Palmeiras seria o representante brasileiro no amistoso contra o Uruguai para a inauguração do Mineirão. “Don Filpo”, como era conhecido no clube paulista, estava à beira do campo durante o triunfo por 3 a 0 sobre o Uruguai.

– Carlo Ancelotti – Italiano – 2025: Carlo Ancelotti é considerado um dos técnicos mais bem-sucedidos da história do futebol europeu. O italiano, único a vencer cinco vezes a UEFA Champions League, acumula mais de mil jogos na função, 31 títulos conquistados e foi confirmado como técnico da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2026.

Fotos: instagram @ mrancelotti e reprodução