Ampliada faixa etária de grupo prioritário da campanha de vacinação contra a H1N1 em Santarém

Foto: Andrea Rego Barros/Divulgação

O grupo prioritário da campanha de imunização contra a Influenza H1N1 em Santarém, no oeste do Pará, foi ampliada pela Secretaria Municipal de Saúde. A partir de agora, a vacinação é destinada a crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos.

A decisão começou a valer nesta quinta-feira (22) e a imunização ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. É obrigatória a apresentação da carteira de vacina. As ações de vacinação seguem até o dia 10 de maio com quase 10 mil disponibilizadas para o município.

Logo que campanha começou era limitada apenas a crianças entre seis meses e um ano de idade, mas depois a faixa-etária foi sendo ampliada.

Também já foram imunizados profissionais da comunicação, como jornalistas, e mototaxistas credenciados, que lidam diariamente com diversas pessoas.

Ao longo do ano, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos, professores, portadores de comorbidades ou pessoas com deficiência devem ser imunizados nas próprias etapas.

O Ministério da Saúde não indica a aplicação da vacina da gripe ao mesmo tempo que a da Covid-19, por isso é preciso estar atento nas datas. A recomendação é que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe após um intervalo mínimo de 14 dias.

Por G1 Santarém