Altamira: PF cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão contra organizações criminosas de tráfico de peixes em extinção

A Polícia Federal, realizou na manhã desta terça, 30, o cumprimento de um mandado de busca e apreensão e mandado de prisão, no bairro Brasília em Altamira. As ações foram autorizadas judicialmente pela 4ª Vara Federal de Belém/PA, com a finalidade de desarticular uma das maiores organizações criminosas especialistas em tráfico de peixes em extinção, com representação internacional.

Ao longo dos últimos anos, a Polícia Federal realizou diversas apreensões de peixes ornamentais no aeroporto internacional de Manaus, da espécie hypancistrus zebra e, recentemente, no aeroporto de Altamira/PA. Constatou-se, então, que a maioria dessas apreensões teve como ponto de partida Altamira/PA e tinham como destino final Colômbia, China, Europa, dentre outros destinos internacionais.

O hypancistrus zebra, mais conhecido como cascudo zebra, é encontrado no rio Xingu, no Pará. Diante desse cenário, por meio de diligências da equipe de investigação da Polícia Federal, descobriu-se, anteriormente, o mandante dessa organização, o qual figurava como um dos maiores responsáveis pela comercialização internacional de peixes raros em extinção.

Ele tinha papel chave na organização criminosa, sendo o autor intelectual do comércio dos peixes no cenário internacional, bem como captação e articulação de intermediários no estado do Pará e em outras unidades da federação, para a aquisição de peixes em valores módicos e posteriormente revendidos no cenário internacional, por cifras que ultrapassam o valor de 2 (dois) mil dólares, por exemplar, por se tratar de peixes raros e em extinção e seu grau de ameaça.

Após desdobramentos, descobriu-se um segundo sujeito envolvido nesse esquema ambiental, o qual era responsável por realizar a ponte entre os pescadores locais, recrutamento de nativos para o transporte ilegal dos peixes e acautelamento das espécies em extinção. Esse foi o sujeito alvo do cumprimento dos Mandados e preso pela Polícia Federal no dia de hoje.