Alta de quase 10% nas exportações é registrada no Pará no 1º trimestre

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), a balança comercial do Pará teve um bom desempenho no primeiro trimestre deste ano.

As exportações feitas pelo Estado entre janeiro e março somaram US$ 4,9 bilhões, o que representa uma alta de 9,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Com isso, o Pará ocupa a sexta posição no ranking dos estados que mais exportaram no Brasil e fica com uma participação de 6,74% de tudo que foi vendido para fora no intervalo.

As cidades do interior representam 98% das exportações, contra 2% na Região Metropolitana de Belém. Entre os produtos que o Pará mais vendeu no trimestre, os minérios ocupam o maior percentual da “pizza”.

Trata-se de 88% de tudo que é exportado – antes, segundo Lobato, os itens respondiam por 84%. Os principais são o minério de ferro, que teve variação de 25,6%, e o minério de cobre, com alta de 6,25%.

No primeiro caso, o país que mais comprou foi a China, enquanto o segundo foi vendido em maior quantidade à Alemanha.

Foto: Agência Pará