Alepa inicia trabalhos legislativos de 2022 com sessão solene

Uma Sessão Solene de instalação da IV Sessão Legislativa da 19.ª Legislatura do Poder Legislativo do Estado do Pará, ocorreu na quarta, dia 2 de fevereiro, para abertura dos trabalhos parlamentares de 2022, último ano de gestão. A Sessão foi aberta pelo presidente, deputado Chicão (MDB), e a mesa oficial foi composta pelas autoridades convidadas: César Matar Jr, procurador-geral de justiça do Ministério Público Estadual; Lourdes Lima, presidente do TCE; Mara Lúcia Barbalho, presidente do TCM; e pela deputada professora Nilce Pinheiro, primeira secretaria da ALEPA.

A primeira reunião da sessão no ano de 2022 foi acompanhada também por 37 outros deputados estaduais, com a ausência somente do deputado Tony Cunha (PTB), que positivou de Covid-19, e ainda na presença dos titulares do primeiro e segundo escalão do Governo do Pará.

O governador Helder Barbalho apresentou pessoalmente a mensagem do Governo do Pará para a gestão em 2022. Em seu pronunciamento, o chefe do executivo fez um balanço de seus três anos de administração, ressaltando o equilíbrio fiscal do Estado, o combate à pandemia da covid-19 e os programas de distribuição de renda como o “Renda Pará” entre outros. 

Destacou, também os investimentos em obras estruturantes, o crescimento do emprego no Pará e os esforços voltados para combate da covid-19, incluindo as estratégias de imunização da população, o esforço pela obtenção da vacina e os investimentos realizados na administração pública e junto aos servidores públicos.

O presidente Chicão, em coletiva a imprensa antes do início da Sessão, declarou que este ano é um ano atípico devido às eleições nacionais, com a escolha de presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais. Ele informou que somente na próxima terça, os parlamentares retomarão os debates sobre as matérias legislativas e os projetos enviados pelo Executivo. Informou, também, que irá convocar uma reunião do Colegiado de Líderes e conversar com os demais parlamentares para analisar a situação da pandemia no Estado, para definir com mais clareza a agenda a ser seguida durante este ano.

Foto: Foto: Celso Lobo (AID/Alepa)