Alepa decide incluir Barcarena na região metropolitana de Belém

Foto: Reprodução / Ascom Prefeitura

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou nesta terça-feira (28), por unanimidade, um projeto de lei que inclui o município de Barcarena na região metropolitana de Belém. O projeto é de autoria do deputado Lu Ogawa (Progressistas). O PL aprovado segue para sanção do governador Helder Barbalho.

Barcarena fica distante 23 km de Belém e pertencia à capital até meados de 1943, quando a cidade foi desmembrada por decreto. O projeto altera a Lei Complementar nº. 27/1995 e agora segue para sanção do governador Helder Barbalho (MDB).

O deputado Ogawa afirma que a intenção de incluir Barcarena em uma nova regionalização é visualizada em um estudo de delimitação da região metropolitana preparado pela Secretária de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

Ele considera que a inclusão é devida à “expressão regional e nacional que a cidade adquiriu, em razão de elevada densidade demográfica e significativas funções urbanas e regionais assumidas, e ainda por ter se constituído como polo industrial com acelerada ampliação e instalação de indústrias”.

Por g1 Pará